AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / ACNE ADULTA

Acne só dá em adolescente? Não! Saiba mais sobre a espinha na fase adulta

Conheça sobre a acne adulta, uma inflamação nos poros, que atinge homens e mulheres; especialistas dão dicas de como tratar e como prevenir

Saiba mais sobre a espinha na fase adulta - Pixabay
Saiba mais sobre a espinha na fase adulta - Pixabay

É comum achar que acne atinge apenas adolescentes. Mas, você sabia que existe também espinha na fase adulta? Embora ninguém esteja livre deste problema, ela é muito mais comum em mulheres, podendo deixar cicatrizes e manchas na pele.

Espremi uma espinha: e agora?

“A acne ocorre em adolescentes e também na idade adulta, devido a obstrução de folículos capilares. Pode ser classificada como acne persistente desde a adolescência ou um quadro novo que surgiu após a idade adulta ou um quadro recorrente que existia na adolescência, melhorou e retornou na idade adulta", explica Franklin Veríssimo, especialista em Cosmiatria pelo Hospital Israelita Albert Einstein, à AnaMaria.

A espinha adulta pode ser desencadeada por excesso de hormônios andrógenos, alterações hormonais, tabagismo, dentre outros. Por isso, é mais comum em mulheres durante o ciclo menstrual. O médico ressalta que é importante investigar a causa com exames de sangue. "Para descartar alguma alteração que possa justificar o quadro de acne", diz.

Acne depois de adulta? Veja como lidar 

COMO TRATAR

A espinha na fase adulta precisa de um tratamento personalizado com um especialista que irá cuidar da causa do problema, variando de acordo com o grau e gravidade.

“Existem diversos tratamentos muito eficazes para acne. Todos se baseiam em tratar as causas, como excesso de oleosidade, combater uma bactéria implicada na doença ou mesmo fazer um controle hormonal", explica Ana Paula Fucci, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Minha espinha ficou inchada:  o que eu faço?

Casos mais graves podem necessitar de medicamentos de uso oral, como antibióticos ou derivados da vitamina A. Além disso, a higiene também é fundamental no tratamento de espinha na fase adulta. "A limpeza da pele é importantíssima. Tem que usar demaquilante ou água micelar e depois lavar o rosto com um sabonete específico para o tipo de pele”, ressalta Franklin.

Ainda que existam diversos produtos no mercado que prometem cuidar da espinha, não existe uma substância única, de uso externo e secativa que produza resultados satisfatórios. “Alguns tratamentos podem ser feitos no consultório médico, como coadjuvantes: peelings, aplicação de luzes e drug delivery com substâncias anti-inflamatórias”, explica a dermatologista.

“A melhor forma de tratar é consultar o seu médico de confiança, que irá prescrever as medicações adequadas de acordo com o quadro", complementa Franklin.

DÁ PARA PREVENIR?

Sim! Existe prevenção para a espinha na fase adulta e ela é muito simples: a limpeza de pele. Isso porque a pele oleosa precisa ser higienizada, no máximo, três vezes por dia. Vale lembrar de não exagerar na frequência, justamente para não causar o efeito rebote, ou seja, aumentar a produção de sebo de forma compensatória.

"Devem ser usados sabonetes específicos. Alguns contém ácido glicólico ou salicílico, potencializando a renovação cutânea. Em alguns casos pode ser necessário o uso de loções antioleosidade", diz Ana Paula.

A proteção solar também é importante, mas o filtro deve ser em textura apropriada para pele oleosa ou acneica. Ou seja, em gel, sem óleo ou sérum.

Vale também investir na limpeza de pele profissional. “Avalie com dermatologista, que saberá a real necessidade, pois em alguns casos pode haver uma piora”, conclui Ana Paula.

Leia mais:

Rafa Kalimann sobre tratamento de acnes: "Como eu sofri nesse processo”

Usar máscaras de proteção facial pode causar acne? Especialista responde

Chocolate ajuda ou piora acne? Veja dicas para o consumo na Páscoa