AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Alecrim para o cabelo

A erva é uma aliada para quem quer combater a queda, oleosidade excessiva e caspa. Veja como usar no dia a dia e ficar mais linda!

Júlia Arbex Publicado em 23/12/2015, às 10h00 - Atualizado em 20/07/2020, às 11h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
999 a 1001 - shutterstock
999 a 1001 - shutterstock
O alecrim, uma das plantas medicinais mais antigas que existem, traz vários benefícios à saúde, especialmente para o cabelo. De acordo com a tricologista Roberta Moretti,  de Manaus (AM), membro da Sociedade Brasileira do Cabelo, a erva possui em sua composição vitaminas C e E e biflavonoides. “Essas substâncias têm efeitos anti-
inflamatório, antioxidante e antisséptico potentes, que fazem maravilhas pelos fios”, conta. Mas a dermatologista especialista em tricologia Elizete Kaffete, de São Paulo, alerta que, se não for usado de maneira correta, pode causar irritação, sensibilidade, alergia e dermatite no couro cabeludo. Selecionamos três receitinhas bem fáceis de fazer com a erva, para você se cuidar em casa mesmo, sem gastar dinheiro demais nessa época em que as despesas estão tão controladas.  Saiba por que essa planta tem efeitos positivos e aprenda a aplicar!
Esse tratamento é bom pra quê? 
Queda de cabelo
O fio, que dura de quatro a seis anos, nasce, cresce, fica em repouso e depois cai. Porém, se você tiver algum problema inflamatório, alérgico ou contaminação por bactérias ou fungos no couro cabeludo, ele vai cair antes do tempo. “É aí que o alecrim entra: a planta melhora a oxigenação local e auxilia no combate aos micro-organismos que estão ali atrapalhando. Isso faz com que o cabelo cresça normalmente outra vez”, diz Elizete. Além disso, segundo Roberta, essa erva ajuda a manter a sua cabeça livre de oleosidade e sujeira, o que também estimula o crescimento dos fios. 
Caspa
Também conhecida como dermatite seborreica, é causada pelo aumento dos fungos, oleosidade e impurezas externas no couro cabeludo. “Como a erva possui antioxidantes e tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, ela melhora a irritação e ajuda
a controlar o fungo Malassezia, uma das causas da caspa”, afirma Roberta. 
Há contraindicação?
“Ingerir doses muito altas do extrato de alecrim pode causar problemas gastrointestinais e renais. O uso no couro cabeludo não tem esse efeito, já que a absorção é mínima”, diz Roberta. Outros sintomas da ingestão exagerada, segundo Elizete, são intoxicação com dor de cabeça, contrações musculares e até convulsão e aborto! Como o uso indicado nesta matéria é na pele, é difícil que algo errado aconteça. Mas uma pessoa prevenida vale por duas... Veja para quem o uso não é indicado:
mulheres grávidas
crianças menores de 6 anos 
pessoas com gastrite e úlceras 
epiléticos
portadores de Parkinson ou outras    doenças neurológicas
pessoas com problemas biliares
quem tem síndrome do cólon irritável    ou doença de Crohn
3 receitas para acertar a medida
Óleo essencial no xampu e condicionador
Adicione de duas a três gotinhas de óleo essencial para cada 100 ml do xampu ou do condicionador
Use o xampu normalmente, passando no couro cabeludo e nos fios, e massageando bastante
O condicionador também deve ser usado da maneira que você está acostumada
Pode passar todo dia, se quiser
Chá de alecrim
Para cada xícara de chá, é preciso colocar uma colher de sobremesa das folhas de alecrim
Ferva a água e, quando ela estiver borbulhando, desligue o fogo e coloque as folhas
Molhe uma toalhinha ou gaze com o chá morno e aplique diretamente sobre o couro cabeludo. Deixe na região até esfriar
Repita esse processo em toda a cabeça
Faça até três vezes por semana  
Tônico de alecrim
Ingredientes:
  • ½ litro de água
  • 1 xícara (café) de folhas de alecrim
  • Óleo essencial de alecrim
Modo de preparo:
Ferva a água, desligue o fogo, acrescente o alecrim,  tampe o recipiente e deixe esfriar 
Coe a mistura e coloque 10 gotas de óleo essencial de alecrim para casa 100 ml de infusão
Coloque a mistura na cabeça e deixe por 30 minutos fazendo efeito. Só então lave o cabelo normalmente com xampu e condicionador
O tônico pode ser aplicado até três vezes por semana e dá para guardar na geladeira por até três dias
Atenção: como o chá e o tônico são concentrados, é recomendável que você escolha um deles para aplicar – usar os dois no mesmo dia pode irritar o couro cabeludo e deixá-lo vermelho. Xampu e condicionador com óleo são liberados sempre.
Se sentir qualquer irritação, sensibilidade e alergia ou perceber que os fios ficaram desidratados e quebradiços, suspenda o uso. Nas farmácias, há produtos industrializados com alecrim na fórmula, mais fracos, que podem fazer bem para o seu cabelo. Tente!