AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Cabeleira

Cabelo blindado no inverno: saiba como manter os fios saudáveis no frio

Saiba como manter os fios saudáveis durante o inverno

Júlia Arbex Publicado em 11/08/2019, às 10h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Passar a noite sem secar os fios após o banho pode comprometer a saúde capilar - Banco de Imagem/Getty Images
Passar a noite sem secar os fios após o banho pode comprometer a saúde capilar - Banco de Imagem/Getty Images

Amauri Guedes, hairstylist do AG Hairdress, Dani Albuquerque, do Jacques Janine  Fashion Mall, e Eliabe Moreira, diretor artístico da Alfaparf Milano, listam 11 hábitos que devemos ter para manter os fios saudáveis, sedosos e hidratados nos dias mais gelados do ano.

EVITE BANHOS QUENTES 
Nos dias mais frios, os banhos com temperaturas altas se tornam mais frequentes. Porém, apesar de serem relaxantes, o calor retira ainda mais a oleosidade dos fios, acabando com o seu brilho e potencializando o aspecto ressecado. Por isso, utilize água morna para lavar os fios.

NADA DE FICAR VÁRIOS DIAS SEM LAVAR O CABELO 
Não é indicado que as lavagens sejam muito espaçadas, pois a oleosidade se acumula no couro cabeludo e causa irritações e coceira na região. Indicação: alterne a lavagem a cada dois dias. Caso seus fios sejam oleosos, lave-os dia sim, dia não.

USE PROTETORES TÉRMICOS 
Secador e chapinha são ainda mais utilizados nessa época do ano. Por isso, não se esqueça de aplicar, no comprimento e nas pontas, sempre com os fios molhados, produtos que têm ação térmica. Eles blindam a fibra capilar, evitando que essas ferramentas “fritem” a estrutura do cabelo. 

APLIQUE CONDICIONADOR DO JEITO CERTO 
O creme fecha a cutícula, dando mais sedosidade e brilho aos fios. E, como todas nós usamos xampu e condicionador, devemos, portanto, optar por produtos específicos para o nosso tipo de cabelo. Alique apenas no comprimento e nas pontas - não no couro cabeludo. E nunca se esqueça de enxaguar!

FAÇA UMECTAÇÃO 
Com o cabelo seco, espalhe algum óleo vegetal, como o de abacate e o de coco, por todo cabelo e deixe agir por cerca de uma hora. Para potencializar o resultado, coloque uma touca térmica. Lave normalmente com xampu e condicionador, para selar as cutículas capilares. Enxague bem.

NÃO DURMA DE CABELO MOLHADO 
Passar a noite sem secar os fios após o banho pode comprometer a saúde capilar. A umidade favorece a proliferação de bactérias no couro cabeludo.  Elas deixam a região mais oleosa, o que pode resultar até mesmo na queda dos fios. 

COLOQUE O SECADOR COM VENTO FRIO 
Se não der para deixar o cabelo secar naturalmente, utilize o secador, mas sem o jato quente. Apesar de demorar mais tempo na secagem, esse truque da baixa temperatura tem vantagens: além de modelar o cabelo, evitando o aspecto seco, também é ótimo para fechar as cutículas e garantir mais brilho.

USE BOINAS E GORROS COM MODERAÇÃO
Eles até podem deixar o visual mais moderno, porém, se o cabelo estiver sujo, aumentam a oleosidade do couro cabeludo, principalmente se o uso for diário e durante muitas horas seguidas.

INTENSIFIQUE A HIDRATAÇÃO 
Além de fazer hidratação semanalmente, antes de dormir, envolva todo o cabelo em um lenço de cetim e use grampos pequenos para prendê-lo nas laterais da cabeça. Fazendo isso, você vai evitar o atrito dos fios no travesseiro e não acordará com o cabelo amassado e todo arrepiado.

GASTE DO JEITO CERTO
Use produtos específicos  para o seu tipo de cabelo, pois eles têm a formulação ideal para suprir a sua necessidade. Os produtos para fios secos, por exemplo, possuem substâncias que proporcionam maior emoliência e permitem que  o cabelo fique hidratado por mais tempo.