AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Entenda!

Chocolate causa acne? Saiba como não prejudicar a pele na Páscoa

Especialistas explicam se chocolate causa acne; Veja os cuidados com a pele para ficar tranquila na Páscoa

Chocolate causa acne? Saiba os cuidados que deve ter na Páscoa - Unsplash/Tamas Pap
Chocolate causa acne? Saiba os cuidados que deve ter na Páscoa - Unsplash/Tamas Pap

Considerado um vilão para as pessoas que têm predisposição à acne, o chocolate se faz ainda mais presente na época da Páscoa. Por isso, para muitas, o período não é assim tão doce por acreditarem que a guloseima pode piorar a pele, mas engana-se quem pensa que o chocolate causa acne. AnaMaria explica a relação entre o alimento e a pele, confira!

Na realidade os causadores da acne são o açúcar, a gordura hidrogenada e o leite muitas vezes acrescentados ao chocolate. Isso porque estes alimentos têm alto índice glicêmico, ou seja, aumenta a secreção de insulina, a qual vai agir na glândula sebácea aumentando a secreção de sebo e por consequência uma piora da acne.

CHOCOLATE É O VILÃO?

O cacau é um produto muito versátil que por ser rico em minerais e polifenóis pode ser usado nos cosméticos anti-idade, sabonetes, shampoos, condicionadores e hidratantes corporais. “Já o açúcar é o grande vilão do mundo moderno”, afirma o dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, José Roberto Fraga Filho.

Isso porque a ingestão do açúcar em excesso estimula a produção radicais livres, que seria o “lixo produzido pelo nosso metabolismo”, esse radical livre é difícil de ser liberado levando ao aumento dos riscos de diabetes, obesidade, síndrome metabólica e, consequentemente, ao envelhecimento de modo acelerado, explica o médico.

A dermatologista pela SBD, Viviane Scarpa orienta que a fruta cacau tem poder antioxidante e, portanto, melhora a acne. Além disso, quanto maior a porcentagem dela no chocolate mais efeitos benéficos para a saúde, como a melhora do humor e aumento da sensação prazerosa, pois aumenta a produção de serotonina no corpo, declara ela.

Nesse sentido, para as apaixonadas por chocolate, os meio amargos, aqueles que possuem 70% ou mais cacau em sua composição, são aliados, pois quanto menor for a quantidade dos ingredientes ricos em açúcares e mais concentrado for em cacau, menos mal fará.

É importante lembrar que o chocolate branco, feito com a manteiga do cacau e não com a fruta, é muito mais rico em açúcar e gordura hidrogenada e, se você tem acne, deve fugir desse produto, como orienta o dermatologista.

DICAS PARA COMER CHOCOLATE E CONTINUAR COM A PELE LINDA

Se você é chocólatra, não se preocupe, há dicas para sobreviver na Páscoa. O médico recomenda apostar em um skincare poderoso, usando produtos oil free, sabonete antioleosidade e cremes noturnos à base de alfa-hidroxiácidos ou retinóides, mas é importante consultar um dermatologista que irá orientar o uso dos produtos de forma correta.

Mas tudo é uma questão de equilíbrio. Uma dieta rica em alimentos com baixo índice glicêmico como legumes, verduras e farinhas na forma integral e cereais, como feijão e grão de bico, são aliados para a saúde da pele, como explica José Roberto.

Além disso, alimentos ricos em ômega 3, como peixes, e em zinco, tais como a oleaginosas, ajudam na melhora da acne. “É sempre importante lembrar de manter uma dieta equilibrada rica em frutas e verduras. Fazer ingestão de água também é essencial para a saúde da pele e, consequentemente, melhora da acne”, afirma Viviane.

4 receitas para o seu almoço de Páscoa

EXAGEREI E A ACNE SURGIU, E AGORA?

Se você já está sentindo a conta da Páscoa chegar, não se preocupe com os sinais da acne. Acontece que, independente da idade ou do tipo de pele, o consumo exagerado de chocolate faz com que a glândula sebácea secrete mais sebo piorando as condições de oleosidade.

Para tratar as consequências na pele, o médico José Roberto orienta uma rotina de cuidados que incluem usar um sabonete adequado para seu tipo de pele, fazer uma hidratação suave e controlar a alimentação. “Se mesmo assim não houver resultado procurar um dermatologista, pois algumas vezes haverá a necessidade de ácidos tópicos e antibióticos sistêmicos”, afirma.

Outros cuidados também são recomendados. “Fazer máscara de argila verde ou branca e uma limpeza de pele ajudam muito”, orienta Viviane.

Ovos de Páscoa: explorando as melhores opções para as crianças