AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como manter o cabelo saudável no inverno? Especialista dá dicas

Tricologista dá dicas importantes e essenciais para manter o cabelo saudável na estação

Tricologista dá dicas importantes e essenciais para manter o cabelo saudável na estação - Reprodução
Tricologista dá dicas importantes e essenciais para manter o cabelo saudável na estação - Reprodução

Com a chegada do inverno, é comum que os cuidados com o cabelo precisem ser adaptados e redobrados para enfrentar as baixas temperaturas. O ressecamento, o frizz e a falta de brilho são problemas frequentes nessa época do ano, mas, com a adoção de cuidados específicos, é possível manter os fios e o couro cabeludo saudável sem estresse. 

Segundo o tricologista Baltazar Sanabria, especialista em transplante capilar, os principais desafios para manter o cabelo saudável durante a estação incluem o ressecamento causado pela baixa umidade do ar, o aumento da queda dos fios devido ao uso frequente de acessórios como gorros e bonés, e a falta de brilho resultante da menor exposição solar. “É fundamental compreender esses desafios para adotar uma rotina adequada de cuidados capilares” avalia o médico.

Ele ressalta ainda que, para manter os cabelos hidratados no inverno, é importante adotar algumas práticas. Anote aí algumas dicas dadas pelo médico para AnaMaria Digital:

  • Use regularmente máscaras capilares hidratantes;
  • Evite lavagens excessivas;
  • Utilize condicionadores e leave-ins nutritivos;
  • Tente proteger os cabelos com acessórios adequados, como lenços ou chapéus de proteção.

Segundo o especialista, é essencial estar atento aos sinais de danos no cabelo devido ao clima frio. “Entre eles, estão o ressecamento excessivo, fios quebradiços, falta de brilho, coceira no couro cabeludo e aumento da queda capilar”, ensina. 

Sanabria adverte ainda sobre as cautelas necessárias quando notar essas características: “É importante ficar atento a esses sinais e agir preventivamente por meio de cuidados adequados, como hidratação regular, proteção térmica, uso de produtos adequados para seu tipo de cabelo e evitar exposição excessiva ao frio”, aconselha.

 EVITANDO ÁGUA QUENTE E SECADORES

Mulher com secador de cabelo

Um dos grandes vilões para a saúde do cabelo no inverno é a água quente: “Ela pode prejudicar a saúde do cabelo, pois remove os óleos naturais do couro cabeludo, levando ao ressecamento e à quebra dos fios”, diz. Assim, o especialista recomenda optar por temperaturas mornas ou frias ao lavar os fios durante essa estação, por mais que difícil é essencial para manter a vitalidade dos fios.

Além disso, o uso frequente de secadores de cabelo e chapinhas também pode ser danoso, deixando os fios mais frágeis e propensos à quebra. Para minimizar esses danos, Sanabria sugere utilizar aparelhos recomendados para minimizar possíveis lesões, como produtos termoativos para proteger os cabelos antes do uso de ferramentas de calor, reduzindo a temperatura dos aparelhos.”

CUIDADOS ALÉM DO EXTERNO

Além dos cuidados externos, o tricologista destaca a importância de uma dieta balanceada e nutritiva pode ajudar a manter a saúde dos fios durante o inverno: “Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e proteínas, pode contribuir para a saúde capilar durante a estação.”

Outros hábitos também podem contribuir para a saúde dos fios. “Beber água suficiente, evitar o estresse excessivo, ter uma rotina de sono adequada e limitar o uso de produtos químicos agressivos também são recomendações importantes para manter a saúde dos cabelos”, recomenda o especialista.

Seguir essas recomendações auxiliará na manutenção da saúde do cabelo, tanto durante o inverno quanto ao longo do ano. Ao adotar uma rotina de cuidados capilares adequada e estar atento aos sinais de danos, é possível enfrentar o inverno com cabelos saudáveis e deslumbrantes.