AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / CUIDADO

Dormir de maquiagem faz mal? Entenda os danos que o hábito pode causar

Apesar de parecer inofensivo, dormir de maquiagem pode fazer - e muito - mal à pele; saiba mais!

Dormir de maquiagem faz mal? Entenda os danos que o hábito pode causar - Unsplash/Bruce Mars
Dormir de maquiagem faz mal? Entenda os danos que o hábito pode causar - Unsplash/Bruce Mars

Não é de hoje que a maquiagem faz parte da rotina das mulheres e, muitas vezes, também é associada à autoestima feminina. Porém, por se tratar de substâncias químicas, a maquiagem costuma ter um prazo e, se ultrapassado, pode virar o maior inimigo da pele. 

Esse limite, pré-determinado, é atingido à noite e, talvez para a surpresa de muitos, exatamente na hora de dormir. Mas, se o reboco costuma ficar o dia inteiro no rosto, quais são os perigos de dormir de maquiagem?

Para responder à pergunta, a dermatologista Priscilla Pereira explica, em entrevista à AnaMaria, alguns cuidados necessários com a pele e porque não se deve dormir de maquiagem.

Para onde foram as bases matte e como fazer uma maquiagem glow?

DORMIR DE MAQUIAGEM FAZ MAL?

dormir-de-maquiagem
Dormir de maquiagem faz mal? - Reprodução/Freepik

Segundo a especialista, há uma diferença entre usar maquiagem de dia e no período noturno: “Muitas vezes por questões hormonais e por causa da temperatura corpórea [mais alta durante à noite], a pele absorve mais os pigmentos da maquiagem.”

Priscilla esclarece que, ao dormir sem nenhum tipo de higiene no rosto, os produtos podem obstruir os poros, o que piora quadros de oleosidade, cravos e espinhas. “A falta deste processo também pode resultar em inflamação. Quem tem pele mais sensível, pode desenvolver eczema [dermatite utópica] e, até, dermatite seborreica”, conta a profissional.

A dermatologista também explica que dormir de maquiagem pode, inclusive, acelerar o envelhecimento da pele. “Até o protetor solar com base, que usamos no dia a dia, deve ser retirado por conta da impurezas e da radiação que recebemos”, comenta.

Cleansing oil, demaquilante, lenços: Qual o melhor removedor de maquiagem?

COMO RETIRAR A MAQUIAGEM?

dormir-de-maquiagem
Como remover a maquiagem? - Reprodução/Freepik

Acostumado com maquiagens completas e duradouras, o maquiador Emerson Damas revela que usa o método chamado de double cleansing para tirar a maquiagem. O processo de dupla limpeza (na tradução literal) consiste em duas etapas principais.

“Uso um demaquilante bifásico para remover a maquiagem dos olhos, incluindo máscara de cílios à prova d'água e delineador. Em seguida, aplico um demaquilante ou óleo de limpeza no rosto para remover a maquiagem da pele”, revela.

Tanto Priscilla, como Emerson complementam que a melhor forma de remover a maquiagem por completo do rosto é finalizar com uma rotina de skincare, que deve incluir: limpeza, tonificação e hidratação.

Apesar da profissão, o maquiador compreende que pode ser difícil seguir uma rotina de limpeza, especialmente após um longo dia de trabalho. Para facilitar a remoção da maquiagem, ele também sugere outros métodos e recomenda que os deixe ao lado da cama ou em algum local de fácil acesso. São eles:

Especialista traz dicas e truques para arrasar na estação mais fria do ano!

  • Demaquilantes bifásicos: combinam água e óleo, ideais para remover maquiagem à prova d'água e de longa duração. Eles são eficazes na remoção de máscara de cílios, delineador e batom;
  • Óleos de limpeza: formulados com óleos leves que dissolvem a maquiagem, incluindo produtos à prova d'água, sem deixar a pele oleosa. São ideais para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas;
  • Demaquilantes líquidos ou cremosos: produtos à base de água que removem a maquiagem sem deixar a pele oleosa. São ótimos para remover maquiagem leve a moderada;
  • Lenços demaquilantes: práticos e ideais para viagens, mas podem ser menos eficazes na remoção de maquiagem pesada ou à prova d'água;
  • Sabonetes faciais: formulados com ingredientes suaves que removem a maquiagem e impurezas da pele. São ideais para todos os tipos de pele, especialmente as sensíveis.

Afinal, tem uma idade certa para cuidar da pele? Confira como começar o skincare na adolescência

Por fim, Priscilla lembra que os produtos – tanto as soluções quanto o sabonete – devem ser próprios para o tipo de pele de cada um e recomenda procurar um especialista.

“É o dermatologista que vai indicar uma rotina de skincare específica para ajudar na renovação celular, contra o envelhecimento e também na diminuição da sensibilidade da pele. Quem tem a pele oleosa, deve procurar produtos para este tipo de pele. Quem tem pele seca, deve optar por produtos mais suaves”, conclui.

O que o cleansing oil faz? Conheça o produto demaquilante queridinho do momento!