O que comer para manter a pele jovem e saudável? Veja dicas

Alimentos são capazes de promover a hidratação do tecido cutâneo, melhorando sua aparência

sábado 8 dezembro, 2018
Especialista dá dicas para adaptação da alimentação após mudança de horário
Especialista dá dicas para adaptação da alimentação após mudança de horário Foto:Ormuzd Alves

Que uma rotina diária de cuidados com a pele é fundamental para manter a hidratação e, consequentemente, a beleza e a saúde da pele todo mundo já sabe. 

No entanto, poucos lembram que a alimentação tem grande influência sobre a saúde e a hidratação de nossa pele. 

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Com a ajuda da dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD), AnaMaria aponta seis alimentos que promovem a hidratação do tecido cutâneo. Confira!

SOJA
Essencial para manter a pele hidratada, pois combate o ressecamento e controla a oleosidade, sendo assim ideal para todos os tipos de pele. Além disso, é uma ótima fonte de Isoflavona, substância conhecida por manter a firmeza e melhorar a elasticidade da pele.

 A isoflavona da soja também possui efeito hormonal natural. Dessa forma, o alimento estimula a produção de estrógenos, hormônio importante para a pele da mulher na pré-menopausa e na menopausa. O ideal é consumir, no mínimo, uma colher de sopa de soja todos os dias.

PEIXES
São ricos em ômega 3 que, além de ser uma substância anti-inflamatória que ajuda a regular a oleosidade e a prevenir o aparecimento de acne e vermelhidão na pele, fortalece as células do tecido, ajudando assim a protegê-las dos danos causados pelo sol. 

Alguns peixes ainda contêm também selênio, nutriente que preserva a elastina da pele. O recomendado é que se consuma 100g de peixes como salmão, sardinha, anchova e truta, de duas a três vezes por semana. 

No entanto, atenção: a versão frita não conta, pois alimentos gordurosos e ricos em óleo estimulam a oleosidade da pele. O ideal então é consumir o alimento cozido, assado, grelhado ou até mesmo cru.

NUTS
Nozes e sementes contêm ácidos graxos, vitaminas A, B e E, minerais e diversos antioxidantes que hidratam a pele, melhoram a sua elasticidade e auxiliam na regeneração das células, protegendo-as. 

Alimentos como nozes, amêndoas, avelãs, pistache, sementes de linhaça, de girassol e de abóbora são ótimos para comer como um lanchinho ao longo do dia no lugar de doces e balas.

ABACATE
É uma ótima fonte de vitamina C, E e gorduras monoinsaturadas, colaborando assim para manter a umidade da pele, além de ajudar na síntese de colágeno, proteína que dá sustentação para a cútis.

Por ser rica em antioxidantes, a fruta também previne o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e firmeza ao tecido.

BRÓCOLIS E SALADA
Rico em zinco, vitaminas A e C, Luteína e betacaroteno, age prevenindo o ressecamento da pele e o envelhecimento precoce. Segundo a especialista, o vegetal conta também com sulforafano, uma substância com propriedades capazes de melhorar a resistência natural da pele contra os raios ultravioletas. 

O brócolis consegue estimular as células protetoras do nosso corpo, diminuindo em até 29% a morte celular causada pelos raios UV por 48 horas após seu consumo.

FRUTAS
A maioria delas, como melancia, morangos, laranja, manga, melão e maçã contém altos níveis de vitaminas A e C, poderosos antioxidantes que repõem os nutrientes da pele, promovem a síntese do colágeno e ajudam a manter a pele firme e suave. 

Além disso, as frutas são ricas em água, sendo então excelentes maneiras de hidratar e proteger a pele. O ideal é consumi-las diariamente em sucos, vitaminas ou em seu estado natural.

ÁGUA
Por fim, a dermatologista relembra que o consumo diário de pelo menos dois litros de água é fundamental para o transporte de nutrientes e a hidratação do organismo como um todo, além de melhorar a circulação e, consequentemente, a aparência da pele.

 “Beber bastante líquido, como água e água de coco natural, ajuda a eliminar as toxinas, diminuindo o edema e reavivando a pele”, finaliza Valéria.
 

Da Redação
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