AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / INOVADOR

O que o cleasing oil faz? Produto é o queridinho do momento na categoria demaquilante

Um dos produtos mais inovadores entre os demaquilantes, o cleasing oil tem ganhado espaço no mercado nacional de beleza e se mostrado um facilitador na rotina de skincare

Conheça o cleasing oil, novo produto da categoria de demaquilantes - Ana Mota
Conheça o cleasing oil, novo produto da categoria de demaquilantes - Ana Mota

Quando se trata de beleza, não faltam novidades no mercado. No Brasil, a última tendência na categoria demaquilante são os óleos. Mas, afinal, o que o cleasing oil faz? Será que ele tomou o lugar dos demaquilantes bifásicos? A AnaMaria foi atrás das respostas para você!

É bem provável que você já tenha se deparado com o cleasing oil nas prateleiras de farmácias e perfumarias ou até mesmo nas redes sociais. Isso porque é um produto que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de beleza brasileiro. Além disso, ele também foi impulsionado pela tendência K-Beauty nas redes sociais, que nada mais é que a rotina de skincare sul-coreana.

Skincare na adolescência: qual a idade certa para começar a cuidar da pele?

Esse, inclusive, foi o motivo da Vizzela ter apostado no cleasing oil para compor seu catálogo, afinal, apesar da demanda, o mercado brasileiro ainda tem um déficit quanto ao produto. "Apesar de muito prático, o cleansing oil vem se tornando mais popular entre nosso público consumidor. Ele une limpeza profunda, praticidade para a remoção das maquiagens mais duradouras e cuidado", diz Aline Waiser, socia-diretora da Vizzela, à AnaMaria.

O cleasing oil é um produto que tem um tensoativo em sua composição. Ou seja, além de tirar a maquiagem - sobretudo aquelas que são resistentes à água - ele faz a limpeza da pele, removendo a sujeira, os poluentes e as impurezas. Com isso, acaba entregando mais eficiência do que um simples demaquilante.

De acordo com Otávio Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o cleasing oil carrega diversos benefícios para a pele. "Ele proporciona uma limpeza mais eficaz, ao mesmo tempo que também é suave. Remove facilmente maquiagens que sejam à prova d’água por causa do óleo em sua composição, que não afeta a oleosidade natural da derme", diz à AnaMaria.

Mas, o cleasing oil também vai além da limpeza e continua agindo na pele mesmo após a utilização. "Por mais que sejam enxaguados após o seu uso, a base de óleos da composição ainda permanece e confere o resíduo na pele. Esse resíduo faz uma barreira impedindo a perda de água e aumentando a hidratação", explica Karina Soeiro, consultora em desenvolvimento de dermocosméticos.

4 passos para encaixar uma rotina de cuidados no seu dia a dia corrido

PARA TODOS OS TIPOS DE PELE

Ainda que seja um óleo, o cleasing oil pode ser usado sempre e por todos os tipos de pele. No entanto, Otávio faz algumas ressalvas e recomenda que o uso seja de apenas uma vez ao dia e, de preferência, à noite.

"Devido à sua composição oleosa, o uso excessivo pode causar efeito rebote, deixando a pele mais oleosa e propensa à acne. Pessoas com pele muito oleosa podem alternar com um produto sem óleo, pois o excesso pode obstruir os poros. Para peles acneicas ou sensíveis, é ideal consultar um dermatologista para indicar produtos que atendam melhor às suas necessidades", diz.

CLEASING OIL X DEMAQUILANTES

O cleasing oil é novo na categoria, mas os grandes conhecidos são os demaquilantes, principalmente os bifásicos. Tratam-se de dois produtos bem diferentes entre si.

"O demaquilante bifásico contém água, óleos e silicones na composição. Ele é menos potente do que o cleansing oil, porque a água não é um bom agente para remover a maquiagem, visto que a maioria das maquiagens são compostas por substâncias que tem um caráter mais oleoso", afirma Karina.

Na visão de Otávio, o melhor da categoria é o cleasing oil. "É mais eficaz na remoção da maquiagem em comparação com o demaquilante e outras fórmulas mais antigas", diz.

"Se fossemos fazer um gráfico do agente que utilizamos para remover a maquiagem em relação a sua eficácia, o menos eficaz seria a água micelar e depois o demaquilante convencional. Em segundo lugar, o demaquilante bifásico e no topo, como o melhor, temos o cleansing oil", destaca Karina.

'AnaMaria Testa': Confira cinco produtos de skincare que já testamos por você

COMO USAR?

O cleasing oil é bem prático de usar no dia a dia. De acordo com Aline, basta ser massageado com as mãos secas diretamente sobre o rosto. Ele vai derreter a maquiagem e limpar a pele. Depois, ao enxaguar, cria-se uma emulsão a partir do contato com a água. Por isso que, dificilmente, deixa com resíduo oleoso. 

Ainda assim, Karina indica que, se a pele ficar mais oleosa que o normal, pode-se aplicar um sabonete suave depois da utilização para remover qualquer resíduo de óleo deixado pelo cleasing oil.

Veja mais:

Testamos 5 removedores de maquiagem para deixar sua pele limpa

Linha Acne Control Nivea: será que vale a pena?