AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / CUIDADOS CAPILARES

Preciso usar protetor solar para cabelo? Saiba como proteger os fios do sol

Cuidar dos fios é fundamental durante o ano inteiro, mas merece uma atenção especial durante o verão, quando as temperaturas são mais elevadas

Conheça a importância de usar protetor solar no cabelo - Unsplash
Conheça a importância de usar protetor solar no cabelo - Unsplash

O verão 2023/2024 não está para brincadeira! As temperaturas elevadas alertam para cuidados redobrados com a pele. No entanto, é fundamental também saber proteger os fios dos danos do sol. Você sabia que é preciso usar protetor solar para cabelo?

Simone Neri, dermatologista e tricologista, explica que o uso de protetor solar para cabelo é crucial para protegê-los dos danos causados pelos raios UV, que afetam a cutícula dos fios. "Essas danos são ressecamento, quebra e descoloração. Além disso, a proteção capilar ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, queimaduras solares e mantém a saúde do couro cabeludo, promovendo cabelos saudáveis e bonitos", diz à AnaMaria

O protetor para cabelo no calor se torna ainda mais essencial porque evita desidratação, perda de elasticidade, fragilidade, alterações na estrutura dos fios e danos no couro cabeludo. “Estudos mostram que a radiação UVA, UVB e luz visível causam alterações na cor e perda proteica da fibra capilar. O calor pode levar a quebra, ressecamento e pontas duplas, além da perda de queratina. A redução dessa substância que compõe o córtex dos fios pode resultar em seu afinamento, e como uma das consequências temos o aumento do frizz”, afirma Bruno Lages, especialista em Tricologia pela Faculdade de Medicina do ABC.

Para isso, ele indica quais as melhores formas de proteger o cabelo do sol. "Para os cabelos, prendê-los e cobri-los já fazem com que os fios fiquem mais protegidos durante o verão. Além dessa proteção física, também podem ser utilizados cremes sem enxágue com protetores térmicos ou brumas capilares com FPS”, orienta.

Vale ainda apostar em acessórios para se proteger ainda mais. “Para aqueles que não têm muito cabelo, e que o couro cabeludo fica à mostra, a proteção é ainda mais importante. Nesses casos, o chapéu ou boné é fundamental, assim como a aplicação de protetor solar na região.”

Não esqueça também de seguir com os tratamentos para os fios. "Mantenha a hidratação dos cabelos em dia para minimizar os danos causados pelo sol e evitar o ressecamento", lembra Simone. “Os óleos vegetais, como o óleo de coco, também podem ser aplicados para promover a nutrição e reconstrução dos fios danificados”, acrescenta Bruno.

Neri alerta ainda para os horários de exposição ao sol. "Evite a exposição prolongada ao sol, especialmente entre às 10h e às 16h", frisa. Esse é o período do dia com maior incidência de raios ultravioleta B, principais responsáveis pelo câncer da pele..

Os cuidados, entretanto, não servem apenas para a estação mais quente, mas para o ano inteiro mesmo em dias nublados. "Os cuidados com a proteção dos fios de cabelo e do couro cabeludo contra os danos causados pelos raios UV são importantes durante todo o ano, não apenas no verão. É essencial utilizar produtos capilares com proteção solar, chapéus ou bonés e evitar a exposição direta ao sol em qualquer estação para manter a saúde e a beleza dos cabelos", diz a dermatologista.

COMO USAR PROTETOR SOLAR NO CABELO?

O protetor solar para cabelo pode ser encontrado em diferentes versões no mercado de beleza. Existem tanto em spray quanto em creme. Logo, vale usar aquele que for indicado por dermatologista e que mais se encaixa em sua rotina.

A forma de utilização costuma variar entre os produtos disponíveis no mercado, mas, de maneira geral, o protetor solar para cabelo é aplicado com os fios úmidos, da raiz às pontas - evitando o couro cabeludo - e mecha por mecha, sempre antes da exposição solar.

“Outra dica importante é, após entrar no mar ou piscina, sempre lavar os fios com água corrente, para remover os sais ou produtos químicos”, diz Bruno.

Não se esqueça que não pode usar o protetor solar de corpo no cabelo, afinal, ele não é produzido para a fibra capilar e pode até mesmo deixar o couro cabeludo oleoso.

E AS FERRAMENTAS DE CALOR?

Além do sol, também é fundamental proteger os cabelos na hora de usar as ferramentas de calor. Se você é adepta de secador, chapinha, babyliss ou escova modeladora, saiba que precisa cuidar dos fios da mesma forma que cuida quando fica exposta aos raios ultravioletas.

"Isso inclui aplicar um protetor térmico, usar a temperatura adequada da água no banho, evitar aquecer excessivamente os cabelos e manter uma boa hidratação. Essas precauções ajudam a minimizar os danos causados pelo calor das ferramentas e a manter a saúde dos fios", explica Simone. “Mas deixá-los secar naturalmente ainda é a melhor opção”, frisa Bruno.

Veja mais:

Sabia que existe protetor solar para o cabelo? Veja dicas de como usar
Vem verão! Testamos 3 protetores diferentes para te salvarem do sol