AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Recupere o seu cabelo dos estragos do verão

Como usar tratamentos de nutrição, reconstrução e hidratação para reverter o aspecto quebradiço e seco que a exposição ao sol dá aos fios

Júlia Arbex Publicado em 13/05/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Recupere o seu cabelo dos estragos do verão - Shutterstock
Recupere o seu cabelo dos estragos do verão - Shutterstock
Para ter o cabelo bonito, gostoso de tocar, sedoso e saudável é preciso cuidá-lo durante todo o ano. Mas é principalmente depois do verão que precisamos redobrar a atenção. “Para começar a recuperar os fios dos danos provocados pelo sol, mar e piscina, vale lembrar que o indicado é lavar  em dias alternados ou até mesmo três vezes na semana. Tem cabelo ondulado ou cacheado? Basta borrifar água no comprimento e nas pontas e repor o leave-in para definir os cachos novamente”, explica Monique Adriane, cabeleireira da marca Redken. Confira outros truques práticos para conseguir voltar a ter um cabelo saudável nesta época do ano.


Veja qual tratamento é melhor

Ficou seco por conta da praia, piscina ou do sol do dia a dia? Então, antes de começar qualquer tratamento, lave-o primeiro com xampu de limpeza profunda para tirar todo sal, cloro ou qualquer resquício de produto que esteja impregnado nele. Feito isso, coloque o xampu que você usa normalmente, enxágue e tire o excesso da água com a toalha. Por fim, aplique a máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução e deixe-a agir por cerca de 10 minutos. Retire bem o produto e deixe secar naturalmente. Vale lembrar que o ideal é lavar o cabelo com água de morna para fria. “A água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo, causando queda dos fios e atrapalhando o crescimento.” Confira quais as diferenças dos tratamentos e veja qual é o ideal para você.


Hidratação
“Ela repõe a umidade do cabelo, deixando ele brilhante, macio e comportado”, explica Monique. De acordo com a cabeleireira, 
o ideal é hidratá-lo, pelo menos, uma vez por semana para manter bonito.


Nutrição
Esse tratamento serve para repor a oleosidade dos fios. “Além de deixar o cabelo sedoso e gostoso de mexer, a nutrição lubrifica os fios, deixando-os mais fortes e evitando o surgimento de pontas duplas.” O recomendável é fazer nutrição uma vez por semana também, no dia em que não fizer os outros tratamentos. 


Reconstrução
 “É o método ideal para as mulheres com luzes, mechas ou coloração, alisamento ou progressiva ou, ainda, aquelas que têm os fios ressecados e quebradiços”, diz Monique. Segundo ela, quem tem pontas duplas precisa manter o equilíbrio entre a nutrição e a reconstrução, além de cortar os fios com frequência, o que melhora muito o aspecto do cabelo. “A ponta dupla é quando o fio vai se desfazendo lentamente e abrindo cada vez mais se você não cuidar.” A reconstrução deve ser feita uma vez a cada 15 dias.



Cuide dos fios antes do secador

Segundo Monique, toda mulher precisa aplicar protetor térmico no cabelo antes de secá-lo – sejam os fios ressecados ou não, pois o produto ajuda a preservar a estrutura e integridade. Porém, quando ele está mais seco, o que acontece com bastante frequência no verão, não é recomendado secá-lo com secador ou passar chapinha. O melhor mesmo é deixá-los de lado e assumir o aspecto natural. Não consegue ficar longe do secador e da chapinha? “O cabelo só vai ficar saudável e bonito se você, antes de usar o calor desses aparelhos, fizer hidratação para repor a umidade e restaurar danos.” 


Cabelo tingido requer atenção

Você tem luzes, mechas ou tinge o cabelo, não cuidou dos fios como devia e agora eles estão verdes, laranja ou de qualquer outra cor que não a que você pretendesse? Apesar do erro, dá para voltar ao que era antes. “Tanto na piscina quanto na praia, o cabelo tingido muda de tom. Na praia, o loiro tende a clarear, e na piscina, que tem cloro, esverdear. Já os cabelos ruivos desbotam com muita facilidade. E as mulheres que têm os fios mais escuros não são tão prejudicadas.” Por isso, Monique aconselha aplicar xampu antirresíduos, investir em hidratações e, quando puder, retornar ao salão para reativar a cor perdida.