AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saiba 7 erros na hora de lavar o cabelo

Especialista em saúde capilar comenta os principais ‘deslizes’ na hora de lavar o cabelo

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 20/09/2022, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba algumas dicas para não errar na hora de lavar o cabelo - Pixabay/tookapic
Saiba algumas dicas para não errar na hora de lavar o cabelo - Pixabay/tookapic

Lavar o cabelo pode parecer uma atividade simples que faz parte do cotidiano das pessoas. Porém, a atividade é muito mais importante do que parece, e não realizá-la de forma correta pode acarretar prejuízos para os fios. É o que a cientista expert em saúde capilar, Jackeline Alecrim, vai mostrar a seguir. Vem ver!

1. Não umedecer o cabelo totalmente

A maior parte das pessoas comete erros já na primeira etapa de lavagem: o uso incorreto do xampu. “Para que os tensoativos do produto consigam fazer o seu efeito de limpeza, o cabelo deve estar completamente úmido - a ativação das micelas de limpeza acontece na presença de água e ar. Não umedecer adequadamente os fios pode dificultar a ação do xampu e a remoção da sujeira.

2. Depositar o xampu diretamente nos fios

O ideal é ativar a espuma com as mãos ou até mesmo diluir uma pequena porção do xampu em um potinho com água, imediatamente antes da aplicação. “Não se pode diluir e armazenar o produto, pois isso altera a sua composição e desestabiliza a formulação. Ativar com as mãos ou diluir evita acúmulo de resíduos nos fios e ainda melhora a performance da limpeza”, afirma a cientista. Porém, é válido lembrar que a diluição não pode ser feita em produtos com finalidade terapêutica, pois isso compromete a concentração que será absorvida pelo couro cabeludo. Jackeline também explica que não se deve aplicar xampu no comprimento dos fios, já que o produto ativa cargas elétricas negativas e abre demasiadamente a cutícula, deixando os fios com efeito ressecado. “A forma correta é aplicar no couro cabeludo e deixar escorrer apenas a espuma no comprimento na hora do enxágue”, aconselha.

3. Uso indiscriminado de xampu de limpeza profunda

O indicado é que esse produto seja utilizado somente por profissionais em salão. As pessoas usam de forma banalizada e essa abertura da cutícula não é positiva. A dica é optar por xampus de limpeza inteligente, que removam somente as substâncias maléficas.

4. Lavar o cabelo com água quente

A utilização de água em temperatura muito alta pode gerar a perda proteica e dos lipídios benéficos presentes nos fios, além de causar danos ao couro cabeludo, favorecendo a ocorrência de dermatites e irritações, além de estimular a produção excessiva de oleosidade.

5. Utilizar produtos com parafina

Esses produtos podem entupir os folículos pilosos, provocar sobrecarga nos fios e o ressecamento tardio da fibra capilar.

6. Friccionar excessivamente o couro cabeludo

A forma correta de fazer a lavagem é massageando a região de forma leve e circular. “O couro cabeludo é um local sensível e ricamente vascularizado. É o ponto onde há milhares de folículos pilosos - região em que se concentra a atividade fisiológica que envolve o ciclo de crescimento, queda e reposição de novos fios. “Temos que ter um cuidado especial para não provocar danos nesta região”.

7. Deixar resquícios de produtos no cabelo

Não enxaguar completamente os produtos é algo recorrente que pode causar danos aos fios. Todo produto que tem especificado no rótulo o termo ‘com enxágue’ deve ser totalmente enxaguado, para evitar acúmulos de resíduos e até danos decorrentes do prolongamento de tempo de contato com a fibra capilar.