Dicas de Beleza Sempre bela

Saiba quais são os 9 erros de maquiagem que envelhecem seu rosto

Anote aí quais são as principais falhas na hora de se produzir e veja dicas para acertar na make

terça 16 outubro, 2018
Exagerar na quantidade de pó é um dos problemas.
Exagerar na quantidade de pó é um dos problemas. Foto:Shutterstock/Banco de Imagens

Uma boa maquiagem pode deixar qualquer mulher linda. No entanto, quando utilizada de forma errada, ou em excesso, acaba evidenciando imperfeições que deveriam ser disfarçadas, podendo ainda deixar o rosto com um aspecto envelhecido. AnaMaria conversou com especialistas no assunto e separou nove dicas para não deixar que nenhum desses erros atrapalhem a sua beleza. Confira!

1 - Não preparar a pele

Notícias Relacionadas

Este é um passo essencial para ter uma maquiagem bem executada e uma pele com aparência saudável. “É importante que higienizar seu rosto com água micelar ou sabonete líquido, além de hidratar com um creme específico para você”, recomenda a maquiadora Denise Valença.

2 - Passar a base antes de fazer os olhos

Aqui, o ideal é começar a maquiagem pelos olhos, limpar os resíduos e só então fazer a preparação com a base. “Do contrário, acabamos sujando a pele com as sombras e a máscara de cílios”, explica a maquiadora Nadia Issida. Mas, se mesmo assim você cometer algum erro, não tem problema! O especialista em maquiagem Thiago Baréa tem uma dica ótima: “Limpe com cotonete e primer, que vai resolver sem agredir as camadas de hidratante, corretivo e base, como um demaquilante erroneamente faria”, explica.

3 - Escolher o tom errado

Denise diz que o tom e a textura da base são erros muito comuns, que mais contribuem para criar um aspecto envelhecido. “A base tem como objetivo homogeneizar a tonalidade da pele”, explica a maquiadora. “O ideal é optar por um produto do mesmo tom ou um acima da pele do rosto, e que tenha uma textura mais fina e fluida.”

4 - Exagerar na quantidade de pó

O pó ajuda a finalizar a maquiagem, dando um efeito mate. No entanto, quando usado em excesso, pode evidenciar as rugas e marcas de expressão. “Isso porque acaba ‘craquelando’ a pele e deixando-a muito artificial”, ressalta Nadia.

5 - Excesso de lápis preto

O produto pode sobrecarregar os olhos, dando um aspecto cansado ao rosto. Para  evitar o borrado, a dica é utilizar um lápis a prova d’água. Vale também passar uma sombra preta logo após terminar o delineado, pois promove um efeito mate. “Indico para maquiagens glamourosas, com mais estruturas nos olhos, como pigmentos e glitter”, afirma Thiago.

6 - Se jogar nas sombras cintilantes

Para quem já tem alguns sinais de idade, como pés de galinhas e pálpebras caídas, é fundamental evitar o uso de sombras com brilho. Denise ensina que elas vão realçar as imperfeições da região e chamar atenção para a área. “Prefira uma sombra opaca, que vai criar profundidade no olhar sem perder a naturalidade.”

7 - Efeito tapa na cara

O melhor é escolher a cor do blush de acordo com o tom da sua pele. Para isso, repare na tonalidade que você fica quando cora naturalmente. Nadia dá outra dica: “Coloque o produto em cima da têmpora e não no meio da bochecha.”

8 - Passar o batom de qualquer jeito

Após algum tempo da aplicação, existe a possibilidade do produto escorrer para as pequenas linhas ao redor da boca. Isso pode ser um problema para pessoas mais velhas, pois destaca ainda mais as rugas ao redor da área. Por isso, passe um lápis primer ou lápis de boca em todo o lábio e isso ajudará a fixar mais ainda o batom.

9 - Não passar rímel

De acordo com Thiago, o rímel finaliza e rejuvenescem o olhar, sendo fundamental para uma boa maquiagem. Por isso, vale investir no produto e não ter medo de passar generosas camadas. Só tome cuidado para não deixar grumos nos cílios.
 

Por Marcela Del Nero
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

Bate Bola na Cozinha

BEM-ESTAR

  1. 1 Ministério da Saúde abre hoje segunda fase da vacinação contra gripe
  2. 2 Mensagem da Karlinha: Faça novas escolhas sempre!
  3. 3 Veja 5 exercícios que auxiliam as mães na rotina com os filhos
  4. 4 Cuidados ao fazer as unhas fora de casa: veja como evitar contaminação
  5. 5 Qual é a obrigação do convênio de saúde com pessoas com câncer?