AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / CUIDADOS COM A PELE

Skincare na adolescência: qual a idade certa para começar a cuidar da pele?

Jovens estão se interessando cada vez mais cedo por cuidados com a pele, sendo influenciadas pelas redes sociais e pelos padrões sociais de beleza

Veja qual a idade certa para começar o skincare na adolescência - Unsplash
Veja qual a idade certa para começar o skincare na adolescência - Unsplash

É por volta dos 12 anos, durante a puberdade, que meninas começam a enxergar os cuidados com a pele. Mas, afinal, do ponto de vista dermatológico, qual a idade certa para começar o skincare na adolescência?

O fácil acesso às redes sociais tem feito com que meninas se interessem cada vez mais cedo por cuidados de beleza. De acordo com a dermatologista Simone Neri, a internet, a pressão social e os padrões de beleza contribuem com essa tendência. "No entanto, é importante que as meninas sejam educadas sobre os cuidados adequados com a pele e recebam orientação dos pais ou responsáveis", destaca à AnaMaria.

Ela explica que não existe uma idade específica para iniciar os cuidados com a pele, ainda que seja comum que a rotina de skincare na adolescência comece cedo. Mas, é preciso que ele seja adaptado para as necessidades individuais de cada jovem.

"O ideal é começar com uma rotina básica que inclua proteção solar, limpeza e hidratação. Consultar um dermatologista para orientação personalizada é sempre uma boa ideia", indica a especialista.

Antes disso, ela recomenda apenas o uso de protetor solar a partir dos 2 anos de idade e sempre evitando a exposição ao sol nos horários de maior incidência de raios ultravioletas, isto é, entre às 10h e 16h.

PODE USAR OS PRODUTOS DA MÃE?

Nesta fase da adolescência, é comum ainda experimentar os produtos da mãe. Entretanto, essa não é uma boa ideia. Isso porque os produtos para mulheres mais maduras podem ter substâncias que oferecem perigos potenciais às jovens.

"Esses perigos incluem irritação, sensibilidade, excesso de hidratação, possíveis danos à pele, falta de necessidade e reações adversas como alergias e acne", explica Simone.

Desta forma, torna-se importante optar por produtos adequados à faixa etária e buscar orientação de um dermatologista para evitar problemas de pele. "Geralmente os produtos para meninas com menos de 15 anos incluem limpeza suave, hidratantes leves e protetor solar, que são essenciais para manter a pele limpa, hidratada e protegida contra danos solares", diz.

O skincare na adolescência só vai além desses três processos se forem necessário cuidados específicos, como tratamentos para acne ou antienvelhecimento. Por isso se faz necessária a consulta com um dermatologista para orientação personalizada.

COMO COMEÇAR O SKINCARE NA ADOLESCÊNCIA?

O skincare na adolescêncianão exige processos muito elaborados e pode começar de forma simplificada.

"O primeiro de tudo é identificar o tipo de pele. Limpe-a suavemente, hidrate e use protetor solar diariamente. Se houver preocupações específicas, consulte um dermatologista. Se a pele for acneica, procure um especialista antes de adotar um protocolo de skincare. Isso vai evitar uma piora no caso", esclarece Simone.

Esses cuidados serão ajustados à medida que os anos passam, uma vez que a pele passará por mudanças naturais e trará novas preocupações. "Isso pode incluir usar hidratantes mais ricos, aumentar a proteção solar, adicionar produtos antienvelhecimento e procurar tratamentos específicos."

O dermatologista será fundamental ao longo da vida, afinal, ele irá monitorar a saúde da pele e ajustar a rotina de skincare conforme necessário.

PASSA A PASSO DO SKINCARE NA ADOLESCÊNCIA

1. Conheça seu tipo de pele.
2. Limpe suavemente o rosto duas vezes ao dia.
3. Hidrate com um produto adequado ao seu tipo de pele.
4. Use protetor solar diariamente.
5. Adicione tratamentos específicos, conforme necessário.
6. Introduza novos produtos gradualmente e seja consistente.
7. Monitore a resposta da sua pele e ajuste se necessário.

Leia mais:

#SephoraKids: Por que a geração Alpha está obcecada por skincare?

Cuidar da pele sem orientação pode causar até queimadura: veja jeito correto