Leite dourado: quilos a menos e energia a mais

De origem indiana, esta bebida mal chegou ao Brasil e já virou destaque na rotina de quem cuida da saúde e boa forma

quinta 14 junho, 2018
Leite dourado: quilos a menos e energia a mais
Leite dourado: quilos a menos e energia a mais Foto:iSTOCK

Uma bebida, muitas promessas. Melhora a imunidade, combate o envelhecimento, auxilia na digestão, é anti-inflamatória e antioxidante, aumenta a vitalidade e é indicada para a saúde cerebral e memória, além de tonificar a pele e favorecer a perda de peso. Não à toa, o leite dourado é visto como bebida de ouro na medicina milenar indiana (chamada ayurveda) e já virou presença garantida no cardápio de celebridades naturebas, como a atriz americana Gwyneth Paltrow e as brasileiras Yasmim Brunet, Bella Falconi e Gabriela Pugliesi. Todas acham o produto milagroso.

Mas, afinal, o que ele tem de tão especial? A resposta está na grande estrela e base da receita: cúrcuma, responsável por esses e outros benefícios ao organismo, como a prevenção de doenças neurodegenerativas. “Estudos indicam que a bebida também possa reverter o aparecimento de mal de Alzheimer e evitar demência associada à velhice”, diz a nutricionista Renata Afonso, membro da equipe do endocrinologista Filippo Pedrinola. Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é a raiz da família do gengibre, tem cor alaranjada e, geralmente, é transformada em pó para uso na cozinha.

Como fazer?

Leite dourado é uma mistura de leite, cúrcuma, mel e especiarias. O primeiro passo é preparar a pasta da cúrcuma. “Ela poderá ser armazenada em geladeira, mas, ao fazer o leite, consuma imediatamente”, orienta a especialista.

PASTA DE CÚRCUMA:

Ingredientes

_ ¼ de xícara (chá) de cúrcuma em pó

_ ½ colher (chá) de pimenta-preta moída

_ ½ xícara (chá) de água

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo bem. Quando a mistura se tornar uma pasta, desligue o fogo e deixe esfriar. Depois, coloque a pasta de cúrcuma em um recipiente de vidro limpo e seco, com tampa, e reserve na geladeira.

LEITE DOURADO:

Ingredientes

_ 1 xícara (chá) de leite de sua preferência (animal ou vegetal)

_ 1 colher (chá) de óleo de coco ou manteiga ghee (clarificada)

_ ¼ de colher (chá) de pasta de cúrcuma

_ Mel a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, misture todos os ingredientes, com exceção do mel. Leve ao fogo médio, mexendo sempre para não grudar. Antes de levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o mel. Está pronto para ser consumido.

Dicas da nutricionista

_ Inclua as especiarias de que gosta mais, como cardamomo, cravo, canela, noz-moscada.

_ Pela manhã, adicione gengibre ou canela, por serem estimulantes.

_ À noite, se tiver dificuldade para dormir, inclua noz-moscada.

No dia a dia

Em geral, a ingestão do leite dourado é bem tolerada pelo organismo, mas excessos podem causar desconfortos gástricos (o ideal é tomar 200 ml ao dia). “Gestantes e lactantes devem evitar o consumo, assim como pessoas que possuem cálculos na vesícula, úlcera e hiperacidez estomacal”, alerta Renata. A bebida ajuda a emagrecer, mas é bom saber que ela não faz milagres. “O leite dourado não pode ser considerado uma bebida de emagrecimento, e sim uma bebida de promoção à saúde e bem-estar. Apesar de ter condimentos que aceleram o metabolismo, ele precisa estar associado a uma alimentação equilibrada e atividade física regular para, então, auxiliar no processo de emagrecimento”, explica. A melhor dieta, neste caso, é diversificar nas opções de frutas, legumes e verduras, ter baixo consumo de açúcares refinados e de bebidas alcoólicas e tomar muita água. “Não existe milagre na alimentação, mas equilíbrio de todos os ingredientes”, destaca.

Emagreça 1 kg por semana

Seguindo este cardápio, aliado à atividade física:

CAFÉ DA MANHÃ

_ 1 xícara (chá) de leite dourado

_ 2 torradas integrais

_ 1 ovo mexido

_ 1 colher (sopa) de cottage ou creme de ricota

LANCHE

_ 30 g de mix de castanhas

ALMOÇO

_ Meio prato de salada (atenção no excesso de molhos prontos e azeite)

_ 4 colheres (sopa) de legumes e/ ou verduras refogadas

_ 1 filé de carne ou de frango grelhado

_ 2 colheres (sopa) de arroz integral

LANCHE

_ 1 fruta com 1 colher (sobremesa) de farelo de aveia

JANTAR

_ 1 prato de salada

_ 1 filé de peixe grelhado

_ 3 rodelas de batata-doce

Izabel Duva Rapoport
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