AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dieta e Emagrecimento / Abre o olho!

Veja como não sair da dieta durante as confraternizações de fim de ano

Período de festas não precisa ser um problema para sua dieta; confira dicas

Vivian Ortiz Publicado em 22/12/2018, às 13h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma dica que pode ajudar é não chegar com fome nos eventos de fim de ano - Banco de Imagens/Shutterstock
Uma dica que pode ajudar é não chegar com fome nos eventos de fim de ano - Banco de Imagens/Shutterstock

Apesar de ter feito dieta e cuidado direitinho da saúde e do peso durante 2018 inteiro, muitas pessoas ficam tensas com a chegada das festas de final de ano. Afinal, como resistir a tantas delícias preparadas para as ceias ou encontros?

Uma dica que pode ajudar, de acordo com a nutricionista Laís Murta, é não chegar com fome nos eventos de fim de ano. Isso porque, em casos assim, a tendência é sempre optarmos por alimentos mais gordurosos e ricos em carboidratos refinados, que são prejudiciais à saúde e acabam engordando. 

“Portanto, principalmente quando você não tem conhecimento de como vai ser o cardápio onde vai comemorar, procure fazer um lanchinho antes de sair de casa”, recomenda. De acordo com a especialista, uma pequena porção já ajuda.

“Coma uma fruta mais uma porção de castanhas ou um ovo cozido, que são boas opções por possuírem fibras, gorduras boas e proteínas, nutrientes que garantem a saciedade por mais tempo”, explica.

CUIDADO COM OS DRINQUES
O álcool é uma substância tóxica para o organismo e gera uma série de alterações metabólicas que podem acabar resultando, por exemplo, no aumento da gordura abdominal. Sendo assim, o ideal é não exagerar na quantidade. 

“Bebidas como os vinhos brancos, gin e saquê são um pouco menos calóricas, sendo opções mais interessantes. De qualquer maneira, o consumo deve ser sempre moderado”, diz Laís.

COLOQUEI O PÉ NA JACA. E AGORA?
Se você não resistiu a tantas delícias, o mais recomendado é apostar na alimentação saudável já no dia seguinte. Assim, evite alimentos industrializados, açúcar, gorduras em excesso e se hidrate bastante. “Todos estes cuidados ajudam o organismo a eliminar os excessos, voltando a ter um equilíbrio”, diz a nutricionista. 

Além disso, tenha cuidado com dietas muito restritivas no dia seguinte, uma vez que fazer isso pode prejudicar o processo de detox do organismo (eliminação de toxinas).