AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Consórcio

5 dúvidas comuns sobre consórcios

Segundo especialista, consórcios podem oferecer menos burocracia e bastante flexibilidade para o consumidor

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 31/07/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Acabe com suas dúvidas sobre consórcios - Nattanan Kanchanaprat / Pixabay
Acabe com suas dúvidas sobre consórcios - Nattanan Kanchanaprat / Pixabay

Quando o dinheiro que eu tenho para a compra não é o suficiente, geralmente, o consórcio surge como uma opção. No entanto, a modalidade desperta muitas dúvidas, que vão desde juros até a baixa burocracia, de acordo com o especialista Eduardo Rocha, CEO do Klubi. Pensando nisso, a seguir, ele traz as respostas a todas essas questões. Assim, você vai poder apostar sem medo na modalidade.

Existe taxa de juros?

Os consórcios não têm nenhuma taxa de juros, apenas taxa de administração. “Na verdade, você vai juntar mensalmente o valor e poderá conquistar o crédito antes de pagar todo o montante”, explica Rocha.

Posso desfazer do plano?

O consorciado não fica limitado para sempre ao seu plano, ou seja, ele pode cancelar caso não queira mais participar do consórcio. Numa quebra de contrato, o consorciado recebe de volta as quantias pagas. “Nesse caso, o membro pode optar por vender seu plano para outra pessoa”. Essa é uma opção para que o consorciado desistente consiga reaver valores pagos com mais agilidade. “Primeiro, o membro deve conferir se essa possibilidade está no contrato e suas condições. A administradora avalia a capacidade financeira do novo interessado e autoriza a transferência do titular”.

Posso planejar quando vou receber?

Sim! Consórcios são muito flexíveis e facilitam o planejamento de investimento. “São inúmeras opções de prazo, o que possibilita até mesmo planejar um presente com data definida. Além disso, nos consórcios existe a possibilidade de receber antes por meio do lance ou sorteio”:

  • Sorteio: os participantes com as prestações em dia concorrem para receber o valor contratado antes do final do prazo;
  • Lance: funciona como uma antecipação de prestações. Nele, o participante faz uma oferta e, caso seja um lance vencedor, ele recebe o crédito, sendo a quantia descontada do seu saldo devedor.

Não vou perder dinheiro com a inflação?

O consórcio tem correção anual. Isso é essencial para garantir que o crédito seja atualizado e mantenha o seu poder de compra.

Qual a burocracia?

É menos burocrático que as demais opções de categorias de compra, por eliminar intermediários. Além disso, o consorciado tem total liberdade de escolher qual bem e empresa ele quer contratar e, caso mude de ideia, nada impede de comprar um carro diferente do que já tinha planejado. “O único critério é que o bem seja da mesma categoria”.