AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Dívidas

Aprenda algumas dicas para renegociar suas dívidas com o banco

Renegociar dívidas com o banco pode parecer assustador, mas é importante para aqueles que buscam ter uma vida financeira mais saudável

Luciana Ikedo* Publicado em 15/07/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em primeirio lugar, é preciso buscar contato direto com o seu banco - Steve Buissinne / Pixabay
Em primeirio lugar, é preciso buscar contato direto com o seu banco - Steve Buissinne / Pixabay
Estou com dívidas e quero regularizar minha situação. É possível renegociar com o banco?”  - W. O., por e-mail

Renegociar dívidas com o banco pode parecer assustador, mas é importante para aqueles que buscam ter uma vida financeira mais saudável. Se você está passando por dificuldades e não consegue pagar as contas em dia, é hora de mudar. Buscar a renegociação pode ajudar a começar essa virada de chave e evitar o acúmulo de juros, multas e outras coisas que podem prejudicar a sua vida. 

Em primeirio lugar, é preciso buscar contato direto com o seu banco, seja por telefone ou pessoalmente. É importante que você esteja preparada para explicar com sinceridade a sua situação financeira e apresentar uma proposta de renegociação. Demonstre seu interesse em quitar a dívida, desde que cheguem a um acordo viável financeiramente para você e não atrapalhe ainda mais o seu orçamento. 

Algumas instituições também disponibilizam sites para que a renegociação seja feita de forma on-line pelos canais digitais de atendimento - o que pode ser conveniente e eficiente. Apenas se certifique se que esse canal é realmente do banco e seguro, para não cair em golpes. Ao negociar a dívida, tenha em mente que o objetivo principal é encontrar uma solução viável. 

Por isso, não tenha medo de ser realista com a sua capacidade financeira. O importante é manter um diálogo transparente. Negociações foram feitas para serem honradas, então, é preciso que você tenha consciência do quanto esse novo valor vai impactar no seu bolso a longo prazo. Dessa forma, você poderá sair do vermelho e recuperar aos poucos sua saúde financeira. 

Por fim, lembre-se de que ter uma vida financeira organizada é fundamental para crescer e alcançar os objetivos - e isso incluir organização financeira, controle de gasto, evitar novas dívidas e até começar a investir. Boa sorte!

NÃO PERCA TEMPO

Busque a renegociação o mais cedo possível, antes que a dívida se torne impagável. Isso pode evitar que você entre em uma situação mais complicada e tenha que lidar com ações judiciais ou cobranças ainda mais agressivas. Exponha a situação, faça sua proposta e conseguirá se reorganizar financeiramente novamente.

BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL

Outra dica importante: um especialista em finanças pode ajudar você a se organizar melhor e elaborar um plano estratégico de pagamento (aliás, ele poderá até ajudar em outras necessidades também). Considere essa opção caso esteja com dificuldades para renegociar suas dívidas.

*LUCIANA IKEDO@lucianaikedo Escritora, palestrante internacional e especialista em investimentos e finanças. É certificada CFP® e possui MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibmec/Insper.