AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / OFERTAS

Consumo consciente: saiba como comprar no Dia do Consumidor sem se endividar

Chamada de 'Black Friday do primeiro semestre', diversas marcas promovem grandes ofertas neste 15 de março para estimular o mercado

Use o consumo consciente para comprar neste Dia do Consumidor - Unsplash
Use o consumo consciente para comprar neste Dia do Consumidor - Unsplash

Chamada de 'Black Friday do primeiro semestre', o Dia do Consumidor é celebrado nesta sexta-feira (15), com diversas marcas promovendo grandes promoções ao público. A data tem como objetivo movimentar o comércio e estimular as compras, tornando-se oportuna para gastar mais, exigindo um consumo consciente para não se endividar.  

Lojas, e-commercers e marketplaces preparam vantagens ao público, anunciado descontos e facilidades de pagamento tentadoras nesta Dia do Consumidor. Neste cenário, fica fácil se descontrolar e até mesmo cair no vermelho se não houver um consumo consciente.

Saiba a seguir quais as dicas que Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, deu à AnaMaria para aproveitar o Dia do Consumidor, por meio de um consumo consciente e controlado.

1. VOCÊ PRECISA DESTA COMPRA?

A primeira pergunta que você deve se fazer é: esta compra é necessária? Não é porque o produto está na promoção ou com valor abaixo do comum que você precisa comprar.

Por isso, pense duas vezes antes de efetuar a compra. Você realmente necessita deste produto? É um desejo repentino ou você já tinha cogitado comprar? Além disso, pense nas contas fixas e no seu orçamento do mês.

2. PREFIRA PAGAR À VISTA

As facilidades de pagamento do Dia do Consumidor incluem parcelar no cartão de crédito em inúmeras vezes. Mas, são justamente elas que precisam de atenção, para que não fiquem acumuladas e causem um prejuízo à longo prazo.

“As parcelas devem ser utilizadas apenas quando o valor da compra é muito alto ou quando não há outra opção. Se não for o caso, pagar à vista é sempre melhor, pois quita as responsabilidades sobre essa compra”, explica Thaíne.

3. VAI USAR O CARTÃO? USE A SABEDORIA TAMBÉM

Embora você tenha que tomar cuidado com o cartão de crédito, vale lembrar que ele nem sempre é um vilão, mas pode ser também um ótimo aliado no dia a dia, uma vez que proporciona algumas facilidades.

Logo, vale usá-lo com sabedoria, apenas para contas fixas mensais e planejadas, sem parcelar muito e com um limite que se encaixe no seu orçamento.

“No caso das compras online, principalmente, devemos ter um cuidado atento para não sair comprando coisas baratas todos os dias ou semanas e, no final do mês, ter aquela surpresa na fatura com esses valores acumulados”, frisa a especialista.

4. CASHBACK

Essa é uma novidade dos últimos anos. Trata-se de um sistema em que você recebe de volta uma parte do dinheiro que gastou. Além dos descontos do Dia do Consumidor, é possível economizar ainda mais se a loja oferecer parcerias de cashback. 

"Entretanto, é importante ficar atento e buscar opções que sejam seguras, sempre pesquisando sobre a empresa ou loja antes de comprar”, orienta a Thaíne.

5. NÃO ACREDITE EM TUDO

Neste Dia do Consumidor não vão faltar anúncios com promoções tentadoras, acompanhadas das frases: “último item do estoque”, “você pode parcelar em quantas vezes quiser”, “a promoção acaba hoje”.

Lembre-se que elas não passam de estratégias de marketing para impulsionar a compra, e promovem uma sensação de urgência e oportunidade única ao cliente. Logo, não se influencie. Avalie a necessidade e a conveniência da compra.

6. USE A TECNOLOGIA

Algumas plataformas, como comparadores de preços e aplicativos de planilhas, auxiliam o controle financeiro pessoal. Elas ajudam a reduzir o tempo gasto ao fazer esses comparativos de preços, além de possibilidar uma visualização melhor dos gastos e, consequentemente, estimular o consumo consciente.

Essas ferramentas permitem avaliar a saúde dos gastos pessoais, o que pode ser determinante na decisão de gastar ou não com ofertas do Dia do Consumidor.

Leia mais:

Consumo consciente: 6 perguntas para fazer antes de comprar

Como fazer o controle de gastos pessoais?