AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / SAÚDE FINANCEIRA

Da maquininha ao cartão: saiba como se proteger de golpes financeiros

Especialista dão dicas para você se proteger das principais fraudes da atualidade

Veja como se proteger dos golpes financeiros - Unsplash
Veja como se proteger dos golpes financeiros - Unsplash

É bem provável que você já tenha sido alertado sobre golpes financeiros. Eles são vários: maquininha, pix, cartão, mensagem de texto e por aí vai. Mas, afinal, como se proteger deles? Com tantas fraudes fica difícil saber as maneiras mais adequadas para se blindar desses roubos.

Diversos famosos já caíram em golpes financeiros. Susana Vieira revelou recentemente que perdeu R$ 180 mil no dinheiro e no cartão durante uma viagem com a família. Claudia Abreu já pagou uma passagem aérea falsa no pix por meio de um link nas redes sociais. Yasmin Brunet fez uma compra de R$ 7 mil no aplicativo de delivery e recebeu apenas duas sacolas de produtos.

Fato é que ninguém está imune aos golpes financeiros. A AnaMaria conversou com alguns especialistas, que deram dicas para você se proteger das principais fraudes da atualidade. Confira a seguir!

GOLPE DO PIX

Um dos golpes financeiros mais perigosos é o golpe do Pix. Nele, os criminosos simulam cobranças, alegam erro de processamento ou apresentam um QR Code falso. Isso faz a vítima realizar o pagamento mais de uma vez, resultando em um alto volume de transferências.

Tudo acontece de maneira muito rápida. Mas, assim que identificar a fraude, faça um boletim de ocorrência e comunique seu banco com documentos que possam provar o golpe.

“Se uma pessoa caiu no golpe do PIX, é fundamental agir rapidamente para minimizar os danos e tentar recuperar os fundos perdidos. Depois de realizar o boletim de ocorrência, atente-se a tentativas de phishing via e-mail, que são tentativas para obter mais informações e continuar com o golpe”, explica Longinus Timochenco, diretor de cibersegurança e Vice-Presidente da Clear IT.

GOLPE COM CARTÕES

Os golpes com cartões são os mais diversos. O mais comum deles é a troca, em que o vendedor pega seu cartão, presta atenção na senha que digitada no pagamento e troca por outro na hora de devolver, sem que a vítima perceba.

“É preciso prestar muita atenção ao realizar os pagamentos, principalmente na rua. Essa é a principal forma de evitar ser vítima desse golpe. Além de ficar atento na devolução, confira se houve alguma cobrança extra pelo aplicativo da sua instituição financeira”, diz Dárcio Dias, gerente de Prevenção a Fraudes do Sicoob.

GOLPE DA MAQUININHA

Além de prestar atenção no cartão, é necessário atentar-se também à maquininha. Esse golpe tem diferentes aplicações: visor quebrado/adulterado, erro por aproximação e compra duplicada são os mais comuns. Se algo parecido acontecer, desconfie.

“Nunca realize pagamentos sem ver o valor na tela, ainda mais se o seu cartão for de aproximação. Não o aproxime da maquininha se não tiver certeza”, informa Dárcio. Ele recomenda ainda proteger os cartões que têm pagamento por aproximação deixando o limite baixo.

Além disso, observe se não há algum dispositivo sobreposto ao teclado da maquininha. “Golpistas podem instalar teclados falsos para registrar PINs. Também é recomendado que as pessoas passem o cartão apenas em estabelecimentos confiáveis, evitando usar cartões em locais suspeitos ou pouco frequentados”, reforça Longinus.

Os cuidados se extendem também ao outro lado, isto é, aos lojistas. Mantenha o terminal perto do local do pagamento. Isso evita furtos ou trocas indevidas por terceiros. Se o comércio possuir diversas maquininhas de cartão, procure utilizar formas de identificá-las, evitando a perda dos equipamentos.

GOLPES COM SMS, E-MAIL OU LIGAÇÕES

Recebeu links incomuns por SMS ou e-mail? Não clique, mesmo se a mensagem for alarmista. Além disso, desconfie de ligações vindas de “centrais de atendimento”.

Os golpistas têm técnicas para se passarem por funcionários de instituições financeiras. Entretanto, lembre-se que bancos não coletam informações pessoais e senhas pelo telefone. Em caso de dúvidas, entre em contato com sua instituição financeira.

Veja mais:

O que fazer quando o celular é roubado?

Saiba como se proteger das armadilhas do comércio