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Dinheiro / Você no azul

Definir corretamente o preço dos produtos faz diferença; entenda

Entenda como definir corretamente o preço dos produtos faz diferença

Da Redação Publicado em 27/07/2019, às 18h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

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O preço deve ser um equilíbrio entre custo, margem de lucro e estudo do mercado - Banco de Imagem/Shutterstock
O preço deve ser um equilíbrio entre custo, margem de lucro e estudo do mercado - Banco de Imagem/Shutterstock

"Vendo salgadinhos que faço em casa. Porém, os preços da matéria-prima subiram. O que faço para não repassar esse valor para meus clientes?” J. R., por e-mail

Definir o preço é uma tarefa trabalhosa, porém tão importante quanto ter um bom produto. 

Se o valor for determinado de forma incorreta, pode haver queda nas vendas, no caso de um preço elevado demais, ou faturamento menor do que o necessário para manter a produção, se o preço for muito baixo. 

O preço deve ser um equilíbrio entre custo, margem de lucro e estudo do mercado. Ou seja, ele deve cobrir os custos, estar alinhado com os concorrentes e ainda gerar lucratividade.

Caso os itens fiquem desequilibrados, é necessário fazer ajustes. No seu caso, como
houve aumento do custo de produção, uma alternativa para manter o preço inalterado é diminuir a margem de lucro. 

Outra dica é repassar o valor para os clientes, aumentando o preço. Porém, ainda há ideias que você pode levar em conta para reduzir os custos, sem alterar o lucro ou preço final: busque matérias-primas mais baratas, troque marcas, pesquise novos fornecedores que ofereçam descontos... 

Investir na compra de uma máquina para a fabricação dos salgados também é uma boa opção. Com ela, os insumos provavelmente serão mais bem aproveitados e sua produtividade aumentará, já que esse recurso produz mais produtos em menos tempo. 

A ‘folga’ pode ser usada na divulgação e prospecção de novos clientes. As redes sociais abrem portas nesse sentido e são um bom caminho para incrementar as vendas e divulgar o trabalho.

Por fim, faça um estudo de quais são os salgados mais vantajosos para produzir. Se um determinado salgado tem uma demanda elevada, você pode produzi-lo em larga escala. 

Com isso, você aumenta a produtividade e ainda paga menos pela compra em atacado dos ingredientes.

MARCELA KAWAUTI aprendeu economia na graduação da Universidade de São Paulo e no mestrado da Fundação Getúlio Vargas, além de ter mais de dez anos de experiência. É economista-chefe do SPC Brasil e colaboradora do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz.