AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Empréstimos

Descubra os tipos de empréstimos e aquele que se encaixa melhor em seu perfil

Especialista explica diferenças entre os principais empréstimos disponíveis no mercado e a qual perfil são mais indicados para cada perfil

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 23/07/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça os tipos de empréstimos disponíveis no mercado - Raten-Kauf / Pixabay
Conheça os tipos de empréstimos disponíveis no mercado - Raten-Kauf / Pixabay

De acordo com o último levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a expectativa de expansão do mercado de crédito para os bancos em 2023 é de 7,9%. Ao analisar o cenário atual, André Oliveira, CEO da CredFácil, preparou algumas dicas que explicam os diferenciais entre os principais empréstimos disponíveis no mercado e a qual perfil são mais indicados.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Atualmente, o crédito consignado tem a menor taxa de juros do mercado, variando entre 1,7% e 1,95% ao mês. O desconto funciona diretamente na folha de pagamento ou aposentadoria, por isso, é seguro tanto para o banco, quanto para quem está solicitando o empréstimo.

EMPRÉSTIMO COM FGTS

A concessão de crédito é mais rápida, pois é calculada com base no valor do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) do solicitante do crédito. É necessário ser CLT ou já ter trabalhado como trabalhador formal, e optado pelo saque-aniversário para obter o cálculo do empréstimo que será usado como garantia de pagamento.

EMPRÉSTIMO PARA NEGATIVADO

Ainda que pareça difícil de acreditar, as instituições financeiras realizam concessões de créditos para negativados e com pontuação baixa no Serasa. A diferença é que os limites de valores podem ser reduzidos, além de ser necessário oferecer bens como garantia, como veículos, por exemplo. “Essa linha de crédito é indicada para situações emergenciais que envolvam questões de saúde ou outras situações urgentes que precisam ser quitadas”, diz Oliveira.

EMPRÉSTIMO PESSOAL

Diferentemente do empréstimo consignado, esse modelo não exige nenhuma garantia para conseguir o valor, apenas as cláusulas contratuais de pagamento das prestações acordadas. “É o mais conhecido no mercado financeiro, entretanto, como as taxas de juros são mais altas, é o menos indicado”, finaliza o CEO.

PROTEJA-SE CONTRA GOLPES

O executivo ainda deixa o alerta sobre os cuidados que os clientes devem ter para não cair em golpes com falsas promessas de liberação de crédito fácil: verifique sempre o endereço da empresa e a reputação no mercado, além de conferir se seguem as normas do Banco Central para conceder crédito. Além disso, nunca faça pagamentos e depósito adiantados ou compartilhe dados pessoais e documentos com desconhecidos.