AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Poupar

Dinheiro: como planejar e utilizar seu 13º salário da melhor forma? Veja dicas

Especialista em finanças dá dicas de como aproveitar melhor o 13º salário no final do ano

Da Redação Publicado em 30/12/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Poupar dinheiro e se organizar é fundamental para manter as contas em dia. - Damir Spanic/Unsplash
Poupar dinheiro e se organizar é fundamental para manter as contas em dia. - Damir Spanic/Unsplash

Todo final de ano a história é a mesma: o que fazer com o 13º terceiro? O direito trabalhista foi instituído pela legislação brasileira em 1962 e integra os ganhos anuais de diversas famílias, ajudando-as a segurar as pontas em um momento do ano cheio de gastos.

Diante das demandas envolvendo compras de fim de ano, preocupações envolvendo as vésperas de um novo ano letivo para as crianças, viagens de férias e as contas de janeiro, como planejar e utilizar o 13º salário da forma mais adequada?

O controle das finanças sempre foi uma questão veemente no dia a dia das famílias brasileiras. Para se ter uma ideia, ao menos 45% das pessoas no país não fazem controle financeiro e, entre aqueles que o fazem, mais de 20% utilizam a própria memória para gerir as suas finanças. Estes dados são da pesquisa mais recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), divulgada em 2020, e apontam para a urgência de haver uma educação mais robusta e completa no que diz respeito à vida financeira dos brasileiros e brasileiras.

Ana Maria Digital conversou com André Barretto, CEO e fundador da n2, e reuniu algumas dicas que podem ajudar na gestão desse seu salário extra. O mote é planejar mais e gastar menos. Confira!

1 – Faça uma reserva

Uma pesquisa do Boletim Focus divulgado pelo Banco Central em novembro, feita com 100 economistas, indica que o mercado espera uma piora da inflação nos próximos meses. Segundo Barretto, as projeções mostram que 2022 será mais um ano difícil e essa previsão pessimista é influenciada por alguns fatores, como a desvalorização do real ante o dólar, o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a tendência de aumento do desemprego.

"Além da queda da renda e poder de compra, eventual nova onda de Covid-19 causada pela variante ômicron e eleições, que demandam aumento dos gastos da máquina pública e geram incertezas. Portanto, preparar-se para evitar novas dívidas é também essencial neste momento. Ou seja, poupar o salário extra é o melhor caminho”, explica o executivo.

2 – Organização é fundamental

Quem se organizou e tem uma segurança para 2022 pode comprar os presentes de Natal, certo? Não é bem assim, porque nessa época do ano o aumento da demanda costuma elevar os preços dos produtos. Assim, deixar as compras natalinas para o início de 2022 pode ser uma boa opção.

“Na época de Natal os preços costumam subir, então talvez não seja o melhor momento para consumir. No entanto, se for para comprar, a recomendação é pesquisar o lugar mais barato e tentar descontos. O pagamento à vista é sempre mais interessante que pagar a prazo. Peça descontos”, recomenda Barretto.

3 – Investimento certeiro

Conseguiu se organizar para começar 2022 bem, sem sufoco e com um pouco de capital? Então, é hora de pensar em um possível investimento, fazendo o dinheiro render. “O planejamento financeiro é uma das etapas primordiais na vida de qualquer pessoa. Hoje em dia vemos muitas pessoas querendo investir, o que é algo positivo e movimenta o mercado. Contudo, assim como andar a esmo não leva a lugar nenhum, entrar nesse mundo sem uma orientação profissional pode transformar o sonho em pesadelo”, pontua Barretto.

Apesar de todas as dicas, a decisão é muito pessoal e única para cada pessoa. Por fim, o melhor é pensar bem e fazer desse seu direito o melhor que ele pode ser. Porém é essencial, ainda em 2021, já pensar em 2022 para que, no ano que se inicia, seja feito um bom planejamento financeiro, sem sufoco e com fôlego para todo o próximo período.