AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Carreira

Nada de desperdício na hora de trabalhar; saiba como economizar energia e tempo

Saiba como economizar energia e tempo na hora de trabalhar

Júlia Arbex Publicado em 25/08/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A energia é o combustível que nos guia desde quando acordamos até a hora de dormir - Banco de Imagem/iStock
A energia é o combustível que nos guia desde quando acordamos até a hora de dormir - Banco de Imagem/iStock

A perda não está relacionada apenas às coisas materiais e financeiras. 

Luciano Salamacha, professor da FGV Management, lista os cinco principais gastos desnecessários que devemos combater diariamente para atingir bons resultados no trabalho e, de quebra, em todos os setores da sua vida. 

ENERGIA
A energia é o combustível que nos guia desde quando acordamos até a hora de dormir, além de nos motivar a correr atrás dos desafios diários. Para o especialista, muitos profissionais gastam esse gás todo para culpar o outro quando algo está errado. Se você for assim, um conselho: simplesmente pare, olhe para si mesma e foque em estratégias para mudar o resultado. Evite também se aproximar de pessoas negativas, que falam mal ou vivem reclamando da chefia, dos colegas, da empresa, da vida. 

INVESTIMENTO
Em períodos de correria, desperdiçar momentos pode custar muito caro no futuro. Por isso, não deixe de fazer aquele curso ou especialização que é essencial para a sua carreira. Invista também na viagem que será superimportante para a união da sua família. Lembre-se: tempo é algo precioso!

RELACIONAMENTOS
Pessoas que desdenham da amizade, do namoro, do casamento e das conquistas do outro estão desperdiçando relacionamentos. Ou melhor: estão perdendo indivíduos bons e que podem agregar algo positivo no futuro. Por isso, cultive as amizades sempre. Arrogância e falta de visão podem, definitivamente, acabar com as melhores relações.

DINHEIRO
Antes de gastar dinheiro, veja se vale a pena. Trace suas prioridades, faça um plano estratégico e fique atenta se esse plano precisa de mudanças ao longo da execução. Fique sempre com saldo positivo caso surjam emergências.

PLANEJAMENTO
Como a gente sabe se as oportunidades que aparecem em nossa vida são, de fato, boas? Segundo Salamacha, para avaliar, escreva no papel um planejamento pessoal. Assim, fica mais claro em quais portas entrar quando elas se abrirem. Além disso, é importante se aconselhar, dizer suas aflições e medos para uma pessoa mais experiente e em quem confie. Cuidado para não desperdiçar oportunidades que poderiam ser a virada na vida e na carreira.