AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / DIA DA MULHER

Nath Finanças sobre mulheres: ''A gente não precisa brigar entre si''

Influenciadora digital fala de educação financeira nas redes sociais e já entrou na lista das 50 melhores lideranças do mundo pela revista Fortune

Nathália Rodrigues é Nath Finanças, uma das grandes influenciadoras digitais do país que ensina educação financeira - Divulgação
Nathália Rodrigues é Nath Finanças, uma das grandes influenciadoras digitais do país que ensina educação financeira - Divulgação

Cuidar do dinheiro não é a tarefa mais fácil do mundo, mas Nathália Rodrigues, de 25 anos, sabe ensinar educação financeira como ninguém. Conhecida como Nath Finanças nas redes sociais, ela já alcançou mais de 600 mil seguidores nas redes sociais, além de ter ganhado diversos prêmios.

Em entrevista exclusiva para AnaMaria nesta sexta-feira (8), data que celebra o Dia da Mulher, Nath Finanças destaca as dificuldades das mulheres brasileiras de conquistarem a autonomia financeira. Ainda que não tenha criado seu canal no YouTube visando um público específico, ela acabou impactando majoritariamente o público feminino.

"Aos poucos fui entendendo que grande parte das pessoas que me acompanham são mulheres. A mulher se identifica com outra mulher, não só pelo gênero, mas pelo dia a dia, pela forma de comunicação não passiva-agressiva. Nunca pensei num público específico, só queria falar de educação financeira para quem é baixa renda. De dois anos pra cá, tá aumentando meu público masculino, mas antes era 100% composto por mulheres", diz.

A criação do canal Nath Finanças, em 2019, levou à criação da Edtech Nath Finanças, uma empresa de 20 funcionários - sendo apenas quatro homens -, que busca contribuir para que as pessoas conquistem seus objetivos através da educação financeira prática e acessível.

Mas, o caminho até aqui não foi fácil. Mulher, preta e de origem periférica, Nathália precisou encarar o preconceito nas redes sociais. "Infelizmente, na internet, as pessoas se sentem à vontade para falar de forma anônima. Quando comecei, eu recebia muitos comentários de homens falando que minhas dicas eram muito óbvias. Se fosse um homem branco dando as mesmas dicas, isso seria revolucionário no mercado financeiro. Mas como é uma mulher falando…", pontua.

Nathália afirma ainda que mulheres têm seus conhecimentos inválidados a todo momento, independente da idade. "Se é nova, não tem conhecimento suficiente para estar naquele cargo ou para falar sobre algum assunto. Se você é velha, você já está passada e não deveria falar mais. É uma linha tênue porque ser mulher é difícil no Brasil, é ser inválida a todo momento. Um homem não precisa disso", destaca.

"É muito mais complexo quando a gente fala de profissões, principalmente no mundo corporativo que é dominado por homens. Passei por essa situação, com comentários machistas, sexistas e racistas. O que me fez não desistir foi eu me apegar às mulheres que me acompanham e me fortaleceram a estar aqui hoje", ressalta.

DEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Nath Finanças explica que a maioria das mulheres brasileiras não conseguem a autonomia financeira porque faltam salários dignos. "Ou seja, receber o mesmo que um homem, fazendo a mesma função. Foi preciso criar uma lei, em 2023, para igualar os salários entre gêneros."

Além disso, ela avalia que muitas mulheres vivem uma dependência emocional e financeira porque estão em relações abusivas. "Os homens falam para elas ficarem em casa, cuidando dos filhos, enquanto eles fazem o patrimônio. No final, eles largam a mulher e elas ficam sem nada porque não têm nenhuma fonte de renda e, consequentemente, não tem certeza se vai conseguir se manter, se sustentar ou ter saúde mental para sair dessa relação", explica.

REDE DE APOIO

Conquistar a independência financeira não é uma missão fácil. Afinal, exige coragem, determinação e, sobretudo, uma rede de apoio composta por outras mulheres.

"Quem está conquistando a autonomia financeira vai viver um momento de vulnerabilidade, vai ser questionada o tempo todo e vai se sentir sozinha. Essas mulheres precisam entender a individualidade delas, o quanto são lindas e capazes. Esse entendimento só vem quando ela ver outra mulher apoiando ela", diz Nath Finanças.

A influenciadora digital afirma que o primeiro passo é começar juntando dinheiro, mesmo se for pouco. "De 5 em 5 e de 10 em 10, dá para fazer um mil. Vai aos poucos, pesquisando, juntando e acompanhando outras mulheres que passaram por essa situação, para conseguir entender que não está sozinha. Monta um currículo e procura sua individualidade, para traçar objetivos. Não é fácil, é muito complexo, não é só ir embora", afirma.

"A independência financeira não é individual e sim coletiva. Quando uma mulher se levanta e sai dessa relação para conquistar sua autonomia, ela leva várias mulheres que passam pela mesma situação e são silenciadas. Todas começam a pensar que é possivel. A gente não precisa brigar entre si", diz Nath Finanças.

TRANSFORMANDO VIDAS

O maior exemplo da importância dessa rede de apoio é a própria Nath Finanças. Através de seus conteúdos para o YouTube e redes sociais, Nathália já conseguiu transformar vidas de muitas pessoas, sobretudo de mulheres.

Nas últimas semanas, ela vem propondo aos seguidores o Desafio dos 25. Nada mais é que tentar guardar R$ 25 por semana. Foi com essa proposta, que a influenciadora recebeu relatos de pessoas que conseguiram algum feito financeiro.

"Isso não é pouco, é muito significativo. Essas histórias são gratificantes. É um post, um story, um reels que transformam a vida de alguém. Hoje, com 25 anos, eu estou virando referência para essas mulheres começarem a fazer faculdade de finanças, de economia. Elas vão se tornar educadoras financeiras e isso é o ápice pra mim. Isso vai virar uma rede de apoio para outras. É muito gratificante, eu choro sempre. Uma dica pode transformar a vida de alguém, mesmo que seja óbvia porque até o óbvio pode transformar a vida de outras pessoas", conclui.

Veja mais:

Como fazer uma reserva de emergência?

5 dicas para melhorar as suas finanças neste ano