AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Empreendedorismo

Saiba como turbinar as finanças de seu empreendimento

Organizar financeiramente o negócio garante o sucesso do seu empreendimento

Saiba como turbinar as finanças de seu empreendimento - Photo Mix / Pixabay
Saiba como turbinar as finanças de seu empreendimento - Photo Mix / Pixabay

Cuidar da saúde financeira do seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, pode parecer um desafio, principalmente se começou a empreender recentemente, mas, com a economia do País instável e muitos negócios ainda tentando se recuperar, é de suma importância realizar um balanço e se planejar para garantir que sua empresa tenha estabilidade e mais segurança. 

Organizar financeiramente o negócio garante que você consiga lidar melhor com os recursos e competências da empresa ao longo do ano. Dá para começar fazendo uma projeção do seu fluxo de caixa para os próximos 12 meses. Ao fazer essa projeção, avalie os custos fixos e verifique os que podem ser cortados. Essa é uma tarefa importante, já que é comum assumirmos compromissos recorrentes que não reavaliamos ao longo do tempo e podem onerar a empresa. 

Uma outra dica importante é negociar com fornecedores ou credores. Avalie as possibilidades e verifique a possibilidade de revisão não só de valores, mas também dos prazos de pagamentos. Ainda que não haja espaço para reduções, conseguir prazos maiores de pagamentos tem um impacto muito positivo no fluxo de caixa. Conhecer os números do seu negócio é essencial, assim como o de sua finança pessoal. 

Passe um pente fino nas contas da empresa, entenda a fundo a geração de receita, os custos e as despesas para manutenção do negócio e de seu estilo de vida. Preocupe-se com o capital de giro e a reserva de emergência para a sua família. De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio), em novembro de 2022, cerca de 78,9% das famílias estavam endividadas e a principal razão do endividamento é a falta de uma reserva de emergência.

Conhecimento é fundamental

O cenário econômico está turbulento? Aproveite para estudar e aumentar o seu conhecimento sobre gestão, negócios e até mesmo finanças. Treine todo o seu time para que estejam prontos para oferecer o melhor para o seu cliente, com eficiência e eficácia. Os momentos de crise podem trazer consigo excelentes oportunidades de crescimento.

Inovação e criatividade

O começo de ano representa o início de um novo ciclo, e este é um excelente momento de avaliar as ‘dores’ dos seus clientes, que você ainda não atende, além de buscar formas criativas e inovadoras de curar essas dores e, ao mesmo tempo, gerar mais receita para a sua empresa.

*LUCIANA IKEDO (@lucianaikedo) é assessora de investimentos, escritora, palestrante e educadora financeira. É certificada CFP® e possui MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibmec/ Insper.