AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Economia prateada

Saiba como viver financeiramente melhor após os 50 com a ‘‘Economia prateada’’

Economia prateada é um segmento que chega a movimentar R$ 2 trilhões ao ano no Brasil

Luciana Ikedo* Publicado em 31/07/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Economia prateada é tudo que é consumido por pessoas com 50 anos ou mais - Steve Buissinne / Pixabay
Economia prateada é tudo que é consumido por pessoas com 50 anos ou mais - Steve Buissinne / Pixabay
Tenho 55 anos e falaram que faço parte da tal economia prateada. O que é isso?” - J. P., por e-mail

A economia prateada (silver economy ou economia da longevidade) é tudo que é consumido (produtos ou serviços) por pessoas com 50 anos ou mais. Esse é um segmento que chega a movimentar R$ 2 trilhões ao ano no Brasil, e pode dobrar em breve. Por isso, se engana quem ainda acha que a vida acaba aos 50. Ela começa! 

O poder aquisitivo de pessoas com mais de 65 anos tem aumentado, reforçando o destaque à economia prateada e a todos que fazem parte dela. Essa premissa está baseada em pesquisas que indicam que esse público corresponde a 17% da parcela dos 5% mais ricos. E o segmento de produtos e serviços voltados para quem já passou dessa idade tem chamado atenção há algum tempo. 

Recentemente, um estudo constatou que as pessoas com mais de 65 anos estavam se tornando mais numerosas do que as crianças. Sim, estamos nos tornando cada vez mais velhos, porém, ao contrário do que se pensa, esse dado não reflete maiores restrições, dificuldades por conta da idade avançada, e sim diversas oportunidades.

Quando pensamos no âmbito do empreendedorismo, alguns nichos já estão em ascensão, como planos de saúde com planos específicos e que atendam às necessidades dos mais velhos, casas, bairros e instituições de convivência comunitários para idosos, além de turismo e transporte especializados, serviços e cuidados. E até educação tecnológica e facilitação para o uso das novas tecnologias. Já quando o assunto é investimento, o melhor produto continua sendo a renda fixa. Esqueça a poupança tradicional. Respeite seu perfil de investidor. Depois, estude, se informe e opte por investimentos que possuem rentabilidade conectada com a taxa de juros ou que rendam pelo menos 100% do CDI.

LIBERDADE FINANCEIRA

Todo mundo almeja conquistar a liberdade financeira, mas, após os 50 anos, o tempo pode começar a parecer uma desvantagem. No entanto, é um sonho totalmente possível, já que nunca é tarde para começar a poupar. Informe-se e estude, busque talvez até a ajuda de um profissional e faça acontecer!

RENDA EXTRA

É grande a gama de opções que esse público pode se especializar, seja começando apenas como uma renda extra, para ajudar nas finanças, ou para a criação de um grande negócio. É preciso ter criatividade, entender a necessidade desse público e preencher com soluções especificas. Assim, o sucesso pode ser garantido.

*LUCIANA IKEDO - @lucianaikedo - Escritora, palestrante internacional e especialista em investimentos e finanças. É certificada CFP® e possui MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibmec/Insper.