AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Casa própria

Saiba por onde começar a se organizar para comprar sua casa própria

Organize-se financeiramente com estas dicas para finalmente comprar a casa própria

Luciana Ikedo* Publicado em 24/07/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sair do aluguel e conquistar a sonhada casa própria é o objetivo de muitos brasileiros - Oleksandr Pidvalnyi /  Pixabay
Sair do aluguel e conquistar a sonhada casa própria é o objetivo de muitos brasileiros - Oleksandr Pidvalnyi / Pixabay
Quero comprar minha casa própria, mas por onde começar a me organizar financeiramente?” A. P., por e-mail

Sair do aluguel e conquistar a sonhada casa própria é o objetivo de muitos brasileiros. Mas, como e por onde começar? A primeira dica é começar a organizar suas contas e dívidas. Crie um orçamento para as despesas mensais e as relacionadas à compra da casa. 

Tenha consciência não só do que sai, mas também do que entra, como salário e outras rendas. Esse planejamento vai proporcionar uma boa visão de qual caminho seguir. Depois, analise cuidadosamente seus gastos para identificar o que é essencial e o que pode ser cortado. Talvez, seja preciso reduzir momentaneamente os gastos com delivery, assinaturas de streaming e outros, a fim de economizar dinheiro em prol da realização do seu sonho. 

Se você está pensando em financiar o imóvel, precisará dar um valor de entrada - economizar passa a ser a palavra-chave. Defina uma meta de economia e comece a poupar dinheiro mensalmente para esse fim. Você pode usar diferentes estratégias, como reduzir despesas, encontrar uma renda extra e investir de forma correta de modo que o dinheiro possa render. 

Considere também explorar as diferentes opções de financiamento e os bancos que oferecem a modalidade. Faça uma pesquisa detalhada sobre as taxas de juros, prazos, condições de pagamento. Dessa forma, será possível escolher aquela que mais se adequa ao seu perfil. 

Por fim, não se esqueça que existem ainda outras despesas que caminham junto com a compra do imóvel e precisam entrar no orçamento: documentação, imposto de transmissão de bens imóveis, taxas de cartório etc. A compra de um imóvel pode ser uma das maiores decisões financeiras que você tomará, e uma boa organização financeira pode ajudar a tornar esse processo mais fácil e menos estressante.

TENHA DISCIPLINA

Saiba que o processo de compra de uma casa pode levar tempo, mas que, com organização e planejamento, é perfeitamente possível chegar lá. Aproveite para envolver toda a família no processo, seja ajudando na hora de organizar as contas ou na geração de renda extra. Juntos, vocês podem fazer a diferença!

MANTENHA O FOCO

Economizar dinheiro pode parecer difícil no começo, porém, é um passo importante para chegar onde você deseja. Não desistir e manter o foco diário nas suas metas vai ajudar bastante. Comece hoje a tirar seu sonho do papel. Você é perfeitamente capaz de chegar lá, acredite!

*LUCIANA IKEDO - @lucianaikedo - Escritora, palestrante internacional e especialista em investimentos e finanças. É certificada CFP® e possui MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibmec/Insper.