AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Alexandre Frota revela que perdeu papel de Raí em 'Quatro por Quatro'

Personagem acabou sendo interpretado por Marcelo Novaes na novela de Carlos Lombardi

Da Redação Publicado em 15/10/2021, às 13h24 - Atualizado às 13h24

Alexandre Frota e Raí - Instagram/@alexandrefrota_oficial/ TV Globo
Alexandre Frota e Raí - Instagram/@alexandrefrota_oficial/ TV Globo

Alexandre Frota contou que foi a primeira opção para interpretar o mecânico Raí, personagem que ficou famoso na pele de Marcelo Novaes na novela 'Quatro por Quatro', de 1994. "Eu fui, talvez, o segundo ou terceiro tipo de ator que a Globo colocava no papel do cara sem camisa, com calça jeans e 'pegador', que passava por vários romances na novela, mas tinha sempre aquela personagem por queme ele era apaixonado", relembrou durante entrevista para Rafinha Bastos, no 'Mais do que 8 minutos'.

Segundo Frota, ele e Novaes já eram amigos desde a época em que ambos cursavam o famoso curso de formação de atores Tablado, no Rio de Janeiro. "A gente fez sucesso muito primeiro do que o Marcelo e ele vivia falando pra mim e pro [ator Roberto] Bataglin: 'pô, fala com os caras lá na Globo'". O hoje deputado federal lembra que Marcelo fazia  bem o estilo 'surfista', pois era forte e tinha cabelos loiros, até o ombro. "[Como] estávamos com um moral gigante, levamos ele na Globo e apresentamos para o [diretor] Roberto Talma", contou. 
No ano de 1994, Alexandre Frota lembra de ter recebido uma ligação do diretor, avisando sobre seu novo trabalho. "O nome da novela é 'Quatro por Quatro', o personagem chama Raí e você vai contracenar com a Letícia Spiller, que vai fazer a Babalu", contou. "Você vai fazer o cara meio chucro, sempre sem camisa, mecânico, apaixonado por ela... falei: vou explodir nessa novela, porque o papel que vou fazer ali eu já sei."

NÃO FOI BEM ASSIM
O ator foi, então, participar da primeira leitura de texto, com o restante do elenco. "Peguei os 10 primeiros capítulos... e o Talma dirigindo, estava amarradão. Comecei a preparar, ensaiar, mas um 15 dias depois, ele chega pra mim e fala que estava indo fazer 'Malhação'", contou. 

"Três horas depois, tocou meu telefone e era o Ricardo Waddington [que assumiu a direção-geral da novela]... cheguei na sala dele, que disse: só te chamei aqui para te comunicar que estou te tirando da novela e quem vai fazer [o papel] é um amigo seu, que você apresentou para o Talma, o Marcelo Novaes", relatou.

Para Frota, Raí e Babalu eram uma versão atualizada de Apolo e Tancinha, personagens que ele e Claudia Raia interpretavam em 'Sassaricando' (1987). "É uma receita que não tem como as pessoas não gostarem do casal. Não é o protagonista, mas um casal que vai aparecendo tanto que todo mundo gosta, sem precisar ser o protaginista da novela.

MAIS TROCAS
A novela, que substituiu o sucesso de 'A Viagem' no horário das 19h, teve vários problemas na escolha do elenco. Inicialmente, as quatro protagonistas seriam interpretadas por Eliane Giardini, Bruna Lombardi, Malu Mader e Adriana Esteves como Auxiliadora, Abigail, Tatiana e Babalu.

No entanto, Bruna recusou o papel porque apresentava o programa 'Gente de Expressão', na Manchete, e não queria deixar o trabalho. Já Adriana enfrentava um momento pessoal difícil, após as várias críticas sobre sua personagem na novela 'Renascer'. Enquanto isso, Eliane e Malu foram barradas pela direção.

{# Taboola Newsroom #}