AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Educação

Gil do Vigor defende cotas na universidade: “Fui cotista com muito orgulho”

Gil do Vigor entrou na Universidade Federal de Pernambuco por meio de cotas

Da Redação Publicado em 22/08/2022, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atualmente, economista cursa PhD na Universidade de Davis (EUA) - TV Globo
Atualmente, economista cursa PhD na Universidade de Davis (EUA) - TV Globo

Além de ex-BBB 21, Gil do Vigor é conhecido por sua carreira brilhante na área de Economia. O pernambucano detalhou em entrevista ao ‘Fantástico’, exibida no último domingo (21), que a realização de seu sonho de entrar na universidade foi possível graças à Lei de Cotas.

“Eu me formei pela Universidade Federal de Pernambuco, em economia e fui cotista, com muito orgulho”, declarou Gilberto, que concluiu a graduação em 2016 e seguiu para um mestrado na mesma instituição.

Ele completou: “Eu lembro desse primeiro dia. Eu cheguei na universidade 6h. As aulas, seriam 7h30, então cheguei às 6h, que estava extremamente ansioso. (...) Eu não me sentia parte daquilo, eu não achava que eu conseguiria conviver com aquelas pessoas, mas, ao mesmo tempo, eu não permiti que esse sentimento tomasse conta de mim”.

O assunto veio à tona devido à comemoração dos 10 anos da Lei de Cotas no Brasil, que garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas universidades federais aos alunos oriundos integralmente do ensino médio público.

Atualmente cursando PhD na Universidade de Davis (Califórnia, EUA), Gil falou sobre a importância da diversidade nas universidades. “Eu preciso acreditar em mim, o quanto a gente tem que falar para as pessoas, para os jovens, que entram na universidade, que são pobres, que são pretos, que passam vários tipos de discriminação dentro da universidade, tanto privada quanto pública, que ele merece estar ali, que ele é bom”, concluiu.