AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Saúde

Isabel Teixeira remove mamas após descobrir síndrome rara: 'Sem peito, mas com alegria'

Isabel Teixeira afirmou que sua vida mudou para a melhor com diagnóstico

Redação Publicado em 15/01/2024, às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atualmente, atriz dá vida a Helena Aranha Muniz em 'Elas Por Elas' - Reprodução/Instagram
Atualmente, atriz dá vida a Helena Aranha Muniz em 'Elas Por Elas' - Reprodução/Instagram

Isabel Teixeira revelou o diagnóstico de uma síndrome rara em entrevista ao jornal O Globo, no último domingo (14). Ela optou pela remoção das mamas devido à predisposição à doença indicada pela descoberta. A síndrome em questão é chamada Li-Fraumeni e já atingiu outros membros da família da atriz, incluindo sua mãe, que faleceu aos 56 anos. 

“Descobri, em 2020, por meio do mapeamento genético, ter uma síndrome chamada Li-Fraumeni. Minha vida mudou muito e para melhor. Quando recebi a notícia recebi um tremendo choque”, começou a intérprete de Maria Bruaca em 'Pantanal'.

A síndrome de Li-Fraumeni é caracterizada pelas fortes alterações no gene TP53, supressor de tumor responsável pela checagem do ciclo celular, apoptose, senescência, reparo do DNA, entre outras coisas. 

Hereditária, a doença enfraquece a habilidade das células de controlar diversos sistemas vitais. Então, Teixeira retirou as mamas para se proteger dos riscos de desenvolver um câncer futuramente. Ela também transformou hábitos e ressignificou a vida.

“Depois fiquei forte. Parei de fumar e de beber. Minha vontade é continuar aqui [vivendo], com peito, sem peito, com ou sem silicone, mas com alegria!”, concluiu a atriz, se mostrando otimista. 

Vale mencionar que após o sucesso da personagem em 'Pantanal' (2022), Isabel Teixeira emendou outros papéis na TV Globo. Ela esteve em 'Histórias (Im)Possíveis' (2023) e atualmente em 'Elas Por Elas' (2023).