AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Aniversário

Laura Cardoso faz 95 anos: relembre a carreira da atriz

Aniversariante do dia, Laura Cardoso colecionou papéis lendários em mais de 60 novelas

Isabella Placeres, com supervisão de Vivian Ortiz Publicado em 13/09/2022, às 16h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Laura Cardoso atuou em mais de 60 novelas ao longo da carreira - Instagram/@atrizlauracardoso
Laura Cardoso atuou em mais de 60 novelas ao longo da carreira - Instagram/@atrizlauracardoso

Hoje é o aniversário de uma das lendas da televisão brasileira, Laura Cardoso! A atriz está completando 95 anos e, com mais de sete décadas de trabalhos na televisão, ela conta com uma extensa carreira de grandes sucessos.

O reconhecimento da dedicação de Laura no audiovisual veio em 2006, quando ela recebeu a Ordem do Mérito Cultural, dado a pessoas e instituições que contribuíram para o enriquecimento da cultura brasileira.

Além disso, a atriz acumula diversos prêmios e homenagens, e fica guardada no coração dos brasileiros por seus papéis nas telinhas. Para celebrá-la, AnaMaria Digital fez uma lista dos 5 papéis mais emblemáticos de Laura Cardoso em novelas.

1. Isaura, Mulheres de Areia (1993)

Laura Cardoso interpretou ninguém menos do que a mãe das gêmeas Ruth e Raquel, ambas vividas por Glória Pires, em ‘Mulheres de Areia’. Com um grande coração, a matriarca sempre se preocupou com a filha problemática, Raquel, por acreditar que ela precisava de seus cuidados. No final, entretanto, ela preza pela felicidade de Ruth, e revela a armação da outra gêmea para separá-la de Marcos Assunção (Guilherme Fontes), encaminhando-a para seu final feliz.

2. Sinhana, Irmãos Coragem (1995)

Neste remake da novela de 1970, Laura Cardoso interpreta, novamente, a mãe dos protagonistas: os irmãos Coragem João (Marcos Palmeira), Jerônimo (Ilya São Paulo) e Duda (Marcos Winter). Além de lidar com a perseguição do coronel Pedro Barros (Cláudio Marzo) e da revolta dos filhos contra o fazendeiro, sua personagem também tem que lidar com a perda do marido, Sebastião (Orlando Vieira).

Em um vídeo enviado ao Vídeo Show, a atriz se emocionou ao falar desta cena, dizendo que foi uma das mais bonitas em que já participou. Além disso, ela ganhou um Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos Teatrais) pelo papel na novela.

3. Vó Carmem, Chocolate com Pimenta (2003)

Reprisada pela terceira vez no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ da TV Globo, ‘Chocolate com Pimenta’ tem muitos fãs, e contou também com a participação da veterana. Na trama, ela interpretava Carmem Mariano da Silva, mais conhecida como a Vó Carmem da protagonista, Ana Francisca (Mariana Ximenes).

Diferente de seus papéis anteriores, neste a atriz pôde mostrar seu lado mais divertido e ganhou os corações dos espectadores com seus conselhos à neta e momentos engraçados. Novamente, Cardoso se destacou, vencendo o Troféu Leão Lobo de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel.

4. Laksmi Ananda, Caminho das Índias (2009)

Nesta novela que venceu o Emmy Internacional de Melhor Telenovela, Laura estava à frente da família Ananda como a matriarca Laksmi. Apesar de ser autoritária e extremamente tradicional, sua personagem também é multifacetada, e esconde um grande segredo de toda a família.

5. Dorotéia, Gabriela (2012)

“O 'Jesus, Maria, José!' O remake de Walcyr Carrasco eternizou o bordão de Laura no papel da vilã Dorotéia, uma das mais amadas da televisão brasileira. Com um papel bem diferente dos outros que interpretou ao longo da carreira, a veterana integrou o elenco de ‘Gabriela’ como uma senhora religiosa e ultra-conservadora que julgava as demais mulheres e as chamava de “quenga”. No final, descobre-se que a própria senhora trabalhava nua pelas ruas de Ilhéus.

6. Caetana, O Outro Lado do Paraíso (2017)

Em um de seus últimos papéis nas telas da Rede Globo, Laura Cardoso integrou um poderoso trio com Fernanda Montenegro e Lima Duarte. Na novela, ela é a dona do bordel de Pedra Branca e, no passado, foi a responsável pela separação de Mercedes e Josafá. Apesar de seus erros, ela se mostra uma fiel amiga para a personagem de Montenegro e cuida das meninas do bordel do qual é dona. Além disso, ela se redime com o casal de idosos, que finalmente consegue ficar junto.