AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Revelações

Repórter responsável pelo desfecho do caso 'Escola Base' lamenta vidas destruídas

Em novo documentário, repórter Valmir Salaro fala sobre o caso das seis pessoas inocentes acusadas de abuso

Da Redação Publicado em 16/11/2022, às 15h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Valmir Salaro conta sobre experiência de gravar documentário sobre Escola Base no 'Encontro' - Reprodução Globoplay e Divulgação Globoplay
Valmir Salaro conta sobre experiência de gravar documentário sobre Escola Base no 'Encontro' - Reprodução Globoplay e Divulgação Globoplay

Nos anos 1990, um dos casos policiais de maior repercussão nacional foi o caso da Escola Base. A trama real envolvendo uma creche, seis pessoas acusadas injustamente e um repórter, se tornou um documentário recém lançado no Globo Play chamado ‘Escola Base - Um Repórter Enfrenta o Passado’, e foi um dos temas discutidos no ‘Encontro’ desta quarta-feira (16). 

O repórter responsável pela cobertura do caso na época foi o veterano Valmir Salaro, que compareceu ao programa de Patrícia Poeta e Manoel Soares para comentar sobre a experiência de encarar um dos maiores erros do jornalismo brasileiro. A apresentadora começou a atração elogiando a coragem de Salaro.

“Nessa produção, ele pede desculpas para as vítimas de uma reportagem equivocada feita nos anos 1990. Essa história acabou chocando o país na época, porém, após as investigações ficou comprovado que todos os acusados eram inocentes. Além das investigações inconclusivas da polícia, a imprensa também errou ao divulgar isso”.

VALMIR SALARO FALA

Emocionado, o repórter revelou seu papel na história. “Eu sempre lembrei desse caso porque, de uma certa forma, eu ajudei a destruir o destino e a reputação daquelas seis pessoas. Então, a vida delas mudou a partir do momento em que eu dei a primeira notícia sobre o famoso caso da ‘Escola Base’. Depois eu comecei a ver que aquelas pessoas, na verdade, foram vítimas de legistas, do delegado que acreditou em tudo, das mães que insistiram nos crimes de violência sexual contra os filhos”.

“Quando eu descobri que os acusados, apontados a todo momentos pelos meios de comunicação eram vítimas, eu achei que eu deveria falar sobre isso sempre e não me calar, nem jogando o erro para debaixo do tapete… Pra mim, é uma forma de pedir perdão. Eu conversei com elas quando a gente começou a fazer o documentário e confesso que foi uma conversa muito difícil, mesmo quando não estava gravando”, contou ele. 

Confira o trailer do documentário: