AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Entrevista

Tânia Mara fala sobre 25 anos de carreira e exalta jejum intermitente

Aos 38 anos,Tânia Mara exibe o corpo ainda mais enxuto e vive uma fase de muita alegria e realização

Karla Precioso Publicado em 07/08/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Artista já emplacou vários sucessos em trilhas de novelas da Globo - Instagram/@taniamaraoficial
Artista já emplacou vários sucessos em trilhas de novelas da Globo - Instagram/@taniamaraoficial

Duas melodias de Tânia Mara fazem parte da trilha sonora de ‘Ti-Ti-Ti’ e ‘A Vida da Gente’, no ar novamente na Globo. E seu talento se exibe em outro grande feito: atualmente, ela integra o time dos jurados do reality ‘Canta Comigo’, da  RecordTV. Mas seu belo rosto é conhecido desde 1998, como apresentadora do programa Fantasia, do SBT. A brasiliense passou a investir na música aos 18 anos, lançando o primeiro álbum, que levava seu nome. Depois veio o segundo e terceiro CDs, ‘Brincando de Amor’ e ‘Louca Paixão’, cuja faixa-título virou um dos hits de outra obra da Globo, América.

Premiada no Troféu Imprensa e Melhores do Ano, do ‘Domingão do Faustão’, não há dúvida: Tânia construiu uma carreira sólida. A canção de trabalho recente, ‘Anjos Vêm do Céu’, é uma composição sua em parceria com o produtor musical Eric Silver, que já produziu sucessos de Shania Twain, Cindy Lauper e Donna Summer. Ao longo de quase 25 anos de jornada, ela leva no currículo ainda 13 trilhas de novelas, parcerias com Chitãozinho e Xororó, Alexandre Pires, Roberta Miranda, Simone e Simaria, Elba Ramalho, Paula Fernandes e Fernando e Sorocaba, além de nomes internacionais, como Juan Luis Guerra e Brian Mcknight

Mãe de Maysa, 11 anos, fruto do relacionamento com Jayme Monjardim, ela está ainda mais exuberante. Adepta do jejum intermitente, aos 38 anos, ela exibe um corpo enxuto e uma autoestima nas alturas: “Estou bem comigo mesma! Resolvi emagrecer pensando no bem-estar”. Pra fechar com chave de ouro, não há como falar da artista e não pensar no amor – tema recorrente em suas falas e composições. “Respiro amor. Que bom poder levar essa mensagem através da música”, fala. A gente que o diga! Que bom contemplar tamanha beleza e receber todo esse sentimento em forma de melodia

Como compositora, você fala muito sobre o amor. Você é romântica?
Sou muito romântica. Respiro o amor, vivo para amar e ser amada! As mais lindas composições são as que falam de amor. Minha carreira, meus grandes sucessos falam de amor, e que bom que posso levar essa mensagem com a minha música, né? O mundo, o ser humano estão precisando de amor.

Quando você percebeu que tinha vocação para a música?
Logo cedo! Desde criança ouvia música o dia inteiro, cantava em frente ao espelho com uma escova de cabelo na mão, fazendo às vezes de um microfone [risos]. Até que meus pais perceberam e me colocaram para estudar música. Isso eu já devia ter uns 8, 9 anos.

Quais são suas inspirações musicais?
Ah, são muitas, muitas mesmo! Sou bem eclética. Roberto Carlos, Marisa Monte, Celine Dion, Tim Maia, Chrystian e Ralf...

Sua música está no ar em duas novelas: ‘A Vida da Gente’ e ‘Ti-Ti-Ti’. Como está sendo o retorno dos seus fãs?
Simplesmente maravilhoso! Eles postam as cenas com minhas músicas, curtem e torcem bastante. Não vejo a hora de voltar aos shows para retribuir todo esse carinho.

Atualmente, você é jurada do programa ‘Canta Comigo’. Você se emociona com os candidatos?
Me emociono demais, o tempo todo. As histórias de vida, a paixão pela música, o talento de cada um dos participantes são uma escola para mim. São muitos momentos marcantes que, tenho certeza, irei guardar para sempre em meu coração.

Você está mais magra, dona de si… Conte-nos o segredo de tanta beleza, boa forma e jovialidade?
Muito obrigada! Acredito que foi um processo de dentro para fora. Sempre fui vaidosa e gostei de me cuidar, mas os resultados só vieram quando desencanei da aparência e foquei na essência, na espiritualidade, em minhas emoções e amor-próprio.

Divida um truque de beleza com a gente...
Beber muita água, rezar, pensar positivo, praticar atividade física e jejum intermitente.

Como é a mãe Tânia Mara? O que a maternidade significa para você?
Sou uma mãe apaixonada pela maternidade, pela minha filha. Dou muito carinho e amor, mas também limites. Tenho uma filha linda e parceira. Agradeço demais a Deus por esse sonho realizado.

Qual seria a frase da sua vida?
Se faz sentir, faz sentido.

A pandemia a fez descobrir algo diferente? E qual lição você lavará para a vida com esse momento que estamos atravessando? 
É preciso ter muita fé em Deus. A lição que fica é: aprender algo novo sempre e viver um dia por vez, com muito amor, respeito e gratidão.

Com nada menos que 25 anos de carreira, sendo apresentadora do programa ‘Fantasia’, jurada de reality musical, gravando com artistas internacionais e dona de uma das vozes mais melodiosas, o que falta pra você? 
Ah... Quero fazer muitas coisas ainda! Os sonhos e desejos não podem acabar, pois são eles que nos motivam a seguir sempre em frente, concorda? Pretendo fazer muita música, shows, televisão, viagens... E estar sempre perto daqueles que amo, com saúde e paz.

FALAS MARCANTES

  • “Ser honesto e humilde é a base de tudo.”
  • “O que mais me encanta na música é o poder de união que ela tem com as pessoas. O sentimento que você pode passar com uma canção é incrível.”
  • “Deixe pra trás o que não te leva pra frente.”
  • “Eu educo minha filha mostrando que todos nós somos bonitos naturalmente e temos nossos traços. Também mostro que somos humanos e imperfeitos. E ainda me preocupo com a parte espiritual, ensinando a ter fé, orar todo dia, fazer o bem, ter empatia e compaixão.”

BELEZA PRA NINGUÉM BOTAR DEFEITO!
Tânia Mara emagreceu 8 kg em apenas três meses. Ela conta que o resultado obtido foi fruto de uma alimentação saudável combinada com jejum e atividades físicas: “Emagreci com a alimentação saudável, mas o jejum intermitente foi uma coisa que me ajudou bastante. Ele faz parte da minha nova rotina de vida. Adaptei-o muito bem ao meu ritmo de gravação e estúdios, sempre reforçando que optei por uma alimentação mais equilibrada. Óbvio que tem dias que como umas bobagens, mas, no dia seguinte, já retomo os hábitos saudáveis. E busco praticar exercícios físicos no mínimo três vezes por semana. Amo fazer aula de muay thai e também puxar um pesinho de academia. Acho que cheguei a um peso ideal, meu objetivo agora é ganhar mais massa muscular. Não tem nada que eu tenha cortado. Só evito algumas coisas que descobri com um teste de alergia que não me fazem bem, como o glúten e a lactose. Também não consumo quase nada de carne vermelha”, detalha.

JEJUM É A PRÁTICA DA VEZ!
O debate sobre os benefícios de ficar horas sem comer está com tudo. Segundo especialistas, com orientação, o jejum intermitente pode trazer benefícios à saúde, como perda de peso, controle do diabetes e diminuição do colesterol. O método alterna períodos de privação com outros em que a pessoa come normalmente. “A mulher pode jejuar por 14 horas e o homem, por ser em geral maior, por até 16 horas. Ambos devem abrir mão apenas de uma refeição, que normalmente é o café da manhã”, aconselha a nutricionista e membro da Associação Brasileira de Saúde Funcional e de Estilo de Vida, Maria Flávia Sgavioli.

Benefícios

  • Auxilia no emagrecimento, já que gastamos mais calorias do que ingerimos. 
  • Diminui os níveis de insulina no sangue, evitando complicações, como diabetes do tipo 2.
  • Inicia um processo de reparo celular, chamado autofagia. Essa autolimpeza remove as células velhas e malformadas, reduzindo as chances de desenvolver tumores.
  • Reduz o colesterol e o triglicérides, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
  • Ajuda a criar novas células nervosas, o que protege de doenças como o Alzheimer.

Líquido, sim!
Segundo as nutricionistas Edvânia Soares e Patricia Oliveira, quando estiver fazendo o jejum intermitente, é importante beber muito líquido para que o organismo não desidrate. Está liberado consumir tudo aquilo que não possui calorias, como água natural ou aromatizada com limão e gengibre, café e chá, sem açúcar ou adoçante, claro!