AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Novelas / CAPACITISTA

Por que o termo usado por Claudia Raia no 'Mais Você' é ofensivo? Entenda

Claudia Raia utilizou o termo "retardados" durante sua participação no 'Mais Você' desta terça-feira (4) e foi criticada na web

Claudia Raia foi criticada após usar termo capacitista - Foto: Reprodução/Globoplay
Claudia Raia foi criticada após usar termo capacitista - Foto: Reprodução/Globoplay

Claudia Raiavirou assunto nas redes sociais após usar um termo capacitista durante sua participação no programa 'Mais Você' desta terça-feira (4). A atriz usou "retardados" para se referir a ela e ao marido, que não poupam seu lado babão pelo filho Luca. Entretanto, a expressão é ofensiva, porque é utilizada, em muitos contextos, de forma pejorativa contra pessoas com deficiência intelectual.

A artista estava acompanhada do marido, o também ator Jarbas de Homem de Mello, os dois conversavam com Ana Maria Braga sobre o nascimento de Luca e acabou usando uma palavra indevida ao falar do desenvolvimento do bebê. "Luca já reconhece, sabe quem é quem, aprendeu a brincar de esconder… A gente parece um bando de retardados", afirmou ela, que foi criticada pela web e chegou a pedir desculpas em suas redes sociais.

O termo capacitismo foi criado em 1991, nos Estados Unidos, e pode ser definido como "preconceito contra pessoas com deficiência". Dessa forma, ao escolher palavras como retardado, capenga e mongoloide, por exemplo, é notável como a sociedade lida com as pessoas com deficiência, algo que também está presente no vocabulário. Então, um começo para mudar esse cenário, é por meio da conscientização sobre tais termos, buscando substituí-los.

CLAUDIA RAIA PEDIU DESCULPA POR USAR O TERMO CAPACITISTA

Claudia publicou alguns stories no Instagram para se desculpar. "Estou aqui para pedir desculpas por uma palavra indevida que eu usei no Mais Você. Estamos aprendendo todos os dias a usar as palavras devidamente. Então, está aqui meu pedido de desculpas, porque a gente aprende todo dia, e é sempre bom ter vocês mostrando para a gente que é certo e o que é errado", disparou ela.