AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Novelas / Resumo

Terra e Paixão: Petra toma decisão drástica ao ser pressionada pela família sobre abuso

Petra se recusará a dizer quem abusou dela na infância mesmo com insistência de Antônio

Redação Publicado em 06/09/2023, às 08h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Petra (Debora Ozório) surtará de vez após o abuso que sofreu na infância ser revelado à família por Hélio (Rafael Vitti) em ‘Terra e Paixão’. Ela não aguentará a pressão dos La Selva para descobrirem quem foi o responsável pelo crime e tomará uma decisão drástica: se mudar da fazenda!

Tudo começará quando Antônio (Tony Ramos) encher a filha de perguntas sobre o trauma de infância. “Já estou sabendo que alguém abusou de você quando era menina. Mas ainda quero saber quem é que fez isso. Fala, Petra... Quem foi? Eu só quero me conte a verdade. Fala, Petra. Quem foi que abusou de você? Algum parente?”, questionará.

Muito agitada, Petra se recusará a revelar a verdade mesmo diante da insistência do fazendeiro. "Não, pai! Não adianta! Eu não consigo! Eu não vou falar! Eu tenho medo. Vão me pegar... Eu não posso. Não!", gritará ela.

Luigi (Rainer Cadete) tentará acalmar a esposa em meio ao surto, mas será afastado por ela. Ela reclamará: "Não chega perto de mim! Eu não quero! Sai, Luigi! Sai! Fica longe de mim! Eu não aguento!".

O único a acolher Petra no momento difícil será Caio (Cauã Reymond). "Vem cá com teu irmão. Eu não vou fazer mal", prometerá o amado de Aline (Barbara Reis). Ao que a irmã aceitará seu abraço e chorará em seus ombros.

Enquanto isso, Irene (Glória Pires) chamará a psiquiatra para controlar o surto da filha. A profissional aconselhará os La Selva a não pressionarem Petra sobre o trauma – no entanto, Antônio continuará insistindo que precisa se vingar do abusador.

Por sua vez, Luigi perguntará qual o diagnóstico da esposa. Ao que a psiquiatra revelará: "A paciente apresenta um conjunto de sintomas de diversos transtornos. Ela tem dificuldade de se relacionar afetivamente com as pessoas. Isso acarreta mudanças bruscas de humor, brigas, até agressividade".

Caio questionará se o abuso foi a causa dos transtornos de Petra, ao que a mulher será direta. “Sem dúvidas. Além do abuso, um ambiente familiar estressante, negligente ou outros eventos traumáticos da infância. Tudo isso pode ter levado a paciente a desenvolver esses transtornos”, explicará.

Em meio à confusão, Petra tomará a decisão drástica de se mudar da fazenda e passará algum tempo morando na casa de Caio – o que abalará ainda mais o casamento com Luigi e a abrirá ainda mais espaço para o envolvimento com Hélio.

CAPÍTULO DESTA QUARTA-FEIRA (6) DE ‘TERRA E PAIXÃO’:

Petra fica nervosa e aceita ser acolhida por Caio. Irene pede a Luigi que não desista de Petra. Jurecê avisa a Franco que ele não deve brincar com os sentimentos de Yandara. Caio pergunta a Antônio se a volta de Agatha mexeu com o pai. Anely conta a Luigi que Tadeu descobriu sua identidade secreta e ameaçou revelar para todos. Rodrigo deixa Marino nervoso ao avisar que o delegado será obrigado a investigar a morte de Daniel. Gladys aconselha Andrade a procurar ajuda. Silvério aceita ser o padrinho de Andrade no grupo de apoio. Gentil pede Jussara em namoro. Marino diz a Lucinda que deseja ser um homem melhor para merecer o amor dela. Marino promete a Caio que investigará a fundo o acidente que levou à morte de Daniel.