AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / SAÚDE

Lula passará por cirurgia em breve; saiba o motivo

Presidente do Brasil, Lula tem cirurgia prevista para o próximo semestre

Redação Publicado em 23/07/2023, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Assessoria de Lula alega que cirurgia está programada, mas não tem data para ocorrer - Foto: Globo/João Miguel Júnior
Assessoria de Lula alega que cirurgia está programada, mas não tem data para ocorrer - Foto: Globo/João Miguel Júnior

O presidenteLula (PT) passará por uma cirurgia em breve. A assessoria de imprensa da Presidência afirmou que o político está tratando uma artrose no fêmur e, apesar do quadro não emergencial, ele deverá operar no segundo semestre de 2023.

A nota enviada à imprensa neste domingo (23) revelou que o petista esteve no hospital Sírio Libanês, na cidade de São Paulo, e "fez uma pequena infiltração pelo incômodo no quadril". O clínico-geral e cardiologista Roberto Kalil Filho foi o responsável pelo procedimento.

Além da injeção de medicação no quadril, Lula não realizou nenhum exame e continuou seguindo com a agenda prevista para o fim de semana. A artrose acomete o nordestino há anos, e a cirurgia já havia sido recomendada pelos médicos que cuidam do presidente.

Ponto facultativo na Copa Feminina

O Governo Federal decretou ponto facultativo para os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino, que começa já na próxima quinta-feira (20). A medida foi acatada por Luiz Inácio Lula da Silva após o pedido da ministra dos Esportes, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser.

A decisão inédita - anteriormente, somente jogos da Seleção Brasileira do Mundial Masculino davam direito ao benefício - afeta apenas repartições federais. Sendo assim, apenas servidores públicos federais poderão se ausentar de suas funções nos horários determinados.

Os funcionários poderão se ausentar durante as partidas e até duas horas após o apito final. Dos três jogos do Brasil na fase de grupos da competição disputada na Austrália e Nova Zelândia, dois começam às 7h e um às 8h - no entanto, uma das partidas ocorrerá em um sábado.

DIAS E HORÁRIOS

Marta, Bárbara, Debinhae as demais convocadas estreiam daqui a mais de uma semana, contra o Panamá, na segunda-feira (24). Como o jogo será às 8h, os servidores poderão se apresentar no trabalho ao meio-dia.

O Brasil volta ao campo no dia 25, em um sábado. A partida contra a França será às 7h - desta forma, os funcionários que trabalham no dia voltarão às suas funções 11h. O mesmo acontece no último jogo da primeira fase, quando a seleção feminina irá enfrentar a Jamaica, no dia 02/08, uma quarta-feira.

Os dias e horários das partidas do mata-mata só serão conhecidos após o encerramento da fase de grupos e dependem da classificação brasileira, que, ao lado da França, é favorita para avançar. Vale mencionar que as brasileiras nunca conquistaram o título - o melhor resultado foi o vice de 2007.

 A decisão foi confirmada pelo Ministério do Esporte à Agência Brasil. A expectativa é que a portaria seja publicada na próxima terça-feira (18) - dois dias antes do início da competição e a seis da estreia brasileira - no Diário Oficial da União.