AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / CURIOSIDADE

Qual é o significado de MC? Entenda o nome artístico de vários cantores famosos

AnaMaria Digital te explica o significado de MC e explica o motivo de ser o apelido favorito dos cantores de funk

Guimê, Cabelinho e Daniel são três dos maiores sucessos no mundo dos MC's. - TV Globo e Reprodução
Guimê, Cabelinho e Daniel são três dos maiores sucessos no mundo dos MC's. - TV Globo e Reprodução

Mc Guimê, MC CabelinhoMC Daniel e tantos outros: o mundo dos famosos está cheio de nomes artísticos que começam do mesmo jeito, com a sigla MC. Atualmente grandes no cenário musical, AnittaLudmilla Naldo também já usaram o prefixo. Mas, afinal, qual é o significado de MC? AnaMaria Digital te explica!

Antes de mais nada, é preciso fazer uma comparação com outro apelido bastante comum no mundo da música: DJ. O termo, que é uma abreviação da sigla em inglês disk jockey, era inicialmente usado para definir o profissional responsável por tocar as músicas em um evento, seja por disco ou CD, animando os presentes.

Com a evolução tecnológica e o abandono dos CD's, o termo perdeu o sentido literal. Tal como o MC, que transmite o significado de Mestre de Cerimônia. Muitos cantores ainda dividem a mesma nomenclatura de apresentadores de festas e outros eventos, não necessariamente ligados à música.

No entanto, apesar das similaridades, os dois termos também carregam distinções. Além das diferenças linguísticas, já que a sigla mantém o som da pronúncia em inglês (deejay), enquanto a alcunha brasileira foi aportuguesada para o "eme ci", os termos também carregam separações culturais.

PRECONCEITOS

Não faltam exemplos de DJ's reconhecidos mundialmente na área musical - no Brasil, um dos grandes exemplos é Dennis DJ, dono de grandes sucessos e que acumula milhões de seguidores nas redes. Ao mesmo tempo, o sucesso dos MC's é acompanhado de alguns preconceitos.

O prefixo, que carrega forte influência dos DJs dos Estados Unidos, chegou ao Brasil quase que ao mesmo tempo do funk. Enquanto o ritmo musical - também influenciado pela cultura estadunidense, foi importado nos anos 1970, os primeiros MC's começaram a despontar duas décadas depois.

Como as músicas do gênero ficaram famosas principalmente em áreas marginalizadas e de maior concentração de pobreza - como as comunidades cariocas, uma grande parcela da sociedade passou a não receber bem o ritmo e seus porta-vozes.

O esteriótipo de que as músicas abordavam exclusivamente temas como tráfico, drogas e dinheiro trouxe problemas para os MC's. E isso pode ter sido fator determinante para alguns cantores optarem por abandonar o prefixo e adotarem outros nomes artísticos.

RESISTÊNCIA?

Depois de muitas referências largarem os nomes originais, como é o caso de Anitta, que começou como MC Larissa, Naldo Benny, antigo MC Naldo e Ludmilla, inicialmente conhecida como MC Beyoncé, um certo movimento de resistência surgiu.

MC Koringa, que usa o termo até hoje, falou sobre o tema lá em 2013: "Ao tirar o 'MC' do nome, o artista quebra um pouco do preconceito que existe no funk e abre um novo mercado. Resolvi fazer o caminho mais difícil: tirar o preconceito do nome 'MC' em vez de tirar o 'MC' do meu nome".

E ele seguiu: "Estamos tendo a oportunidade de mostrar para o mundo que o funk é popular e é música da Copa das Confederações, da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Então, por que não vou dar essa contribuição para que o funk seja cada vez mais forte?"

VARIEDADE DE MC'S

Apesar da onda do passado ter afetado diretamente o batismo de muitos artistas da nova geração do funk, outros preferem manter as origens. Como é o caso de MC Poze do Rodo, que quebrou a barreira do funk carioca e leva seus sucessos para todo o país.

Antes voz do chamado "funk de apologia", conhecido por detalhar a vida criminosa, hoje o carioca é potência no funk ostentação, popularizado com forte influência de MC GuimêMC Cabelinho é mais um exemplo: venceu o preconceito e faz sucesso não só na música como também na atuação - ele interpreta o Hugo de 'Vai na Fé', novela das sete da Rede Globo.

E por falar do marido de Lexa, o cantor é um dos maiores expoentes da famosa vertente da ostentação no ritmo musical, principalmente em São Paulo. Depois de Guimê, nomes como MC DanielMC Ryan SPMC Hariel MC Don Juan também ficaram famosos no funk com MC em seus nomes artísticos.