AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / EITA

Jornalista da Globo é advertida por "bicos"; prática já rendeu demissão

Lívia Torres foi desligada da Globo por pratica semelhante da jornalista Silvana Ramiro

Silvana apresenta o 'Bom Dia, Rio' ao lado de Flávio Fachel. - TV Globo
Silvana apresenta o 'Bom Dia, Rio' ao lado de Flávio Fachel. - TV Globo

SilvanaRamiro, conhecida pelo público do Rio de Janeiro por comandar telejornais locais, foi advertida pela direção da TV Globo por fazer um "bico". A jornalista comandou um treinamento de comunicação para funcionários de um banco. A prática é proibida e já rendeu demissões.

Além disso, ela compartilhou a atividade em suas redes sociais. A apresentadora posou ao lado da equipe do banco e publicou no LinkedIn, rede social focada na atividade profissional. A emissora a alertou e orientou a apagar a postagem - e ela assim o fez.

A Globo confirmou o caso ao colunista Lucas Pasin, do Splash UOL: "Podemos adiantar que o caso já foi analisado internamente e o post foi retirado do ar". Apesar do alerta, Silvana segue normalmente na programação: ela comandou o 'Bom dia, Rio' dos últimos dias. 

Jornalista Silvana Ramiro mostra na redes sociais atividade extra e é advertida pela Globo
Silvana Ramiro em evento promovido por banco. Foto: UOL

PROIBIÇÃO É CLARA

A emissora proibe os jornalistas da casa de realizar qualquer atividade extra. Os profissionais também são vetados de se relacionar de forma profissional com marcas. A medida visa impedir o possível conflito de interesses e garantir a isonomia do canal. 

Os contratados são impedidos até mesmo de marcar lojas, restaurantes ou hotéis em suas redes sociais. "Para a Globo, a regra é clara: toda ação que possa, de alguma forma, comprometer a isenção do jornalismo da emissora é vetada", aponta Pasin. 

JÁ RENDEU DEMISSÃO

Quem não teve a mesma sorte que Silvana Ramiro foi Lívia Torres. A repórter, também dos telejornais do Rio, foi demitida da TV Globo após a apresentar o sorteio dos mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil, para a CBF, em julho de 2023.

O evento em questão foi transmitido no YouTube, SporTV e também no canal aberto. No entanto, nem mesmo o fato da emissora ser a detentora dos direitos de transmissão da competição impediu a demissão. O trabalho extra não foi tolerado e a jornalista deixou o canal após 14 anos.

Na época, o caso chamou atenção pela rigidez adotada pela Globo. Em casos parecidos, os profissionais - até mesmo de cargos superiores - eram apenas advertidos ou suspensos, mas não demitidos. Na mesma época, a própria Ramiro foi alertada sobre suas atividades fora da empresa.

Apesar da reincidência atual, Silvana foi novamente apenas advertida. O mesmo alerta foi dado aos demais profissionais do jornalismo do Rio, como Flavio Fachel Ana Luiza Guimarães. Em São Paulo, a emissora também conversou com Rodrigo Bocardi