AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Estimação

Seu pet livre de pulgas e carrapatos

Conheça as medidas que podem ajudar a identificar e eliminar esses parasitas

Da Redação Publicado em 17/07/2018, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seu pet livre de pulgas e carrapatos - iStock
Seu pet livre de pulgas e carrapatos - iStock

Além de coceira, as picadas de pulgas e carrapatos podem transmitir aos animais de estimação algumas doenças. Entre elas, babesiose, erliquiose, febre maculosa. Para evitar que isso aconteça com o seu petDaniela Bacarin, veterinária e gerente de produtos da unidade Pet da MSD Saúde Animal, listou uma série de medidas que podem ajudar você a identificar e eliminar esses parasitas danadinhos.

Se o animal começar a se coçar com frequência, ligue o sinal de alerta. Orelhas, pescoço, patas e topo da cabeça são os locais preferidos para o alojamento de parasitas.

 Ao identificar pulga ou carrapato, use produtos específicos para a eliminação dos ovos e larvas no ambiente. Atenção aos locais onde o pet fica mais presente e espaços com superfícies quentes, como tapetes e estofados.

Se for retirar manualmente algum carrapato do seu amigão, use uma pinça e certifique-se que tirou tudo. Deixar pedaços do parasita pode causar infecções na região.

Leve o pet ao veterinário após identificar os bichinhos indesejados. Somente o especialista poderá indicar exames adequados para avaliar se houve danos à saúde do animal e indicar o melhor tratamento.