AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Aprenda 5 erros comuns ao usar modelador de cabelo na hora do penteado

Modelador de cabelo ajuda a deixar o penteado arrumado em qualquer momento

Da redação Publicado em 24/12/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
5 erros comuns ao usar modelador de cabelo na hora do penteado. - Matthew Hamilton/Unsplash
5 erros comuns ao usar modelador de cabelo na hora do penteado. - Matthew Hamilton/Unsplash

Para dar textura e movimento diferente aos fios, pode-se dizer que o modelador de cabelos é um acessório obrigatório. Contudo, apesar do seu uso ser muito simples, alguns erros básicos são capazes de impactar diretamente no resultado.

Exatamente por isso, AnaMaria Digital foi atrás de algumas dicas com a Vertix Professional e listou as cinco principais armadilhas e traz dicas de como evitar cair nelas. Confira!

1 – Escolher o modelador errado

Quanto maior a espessura do modelador, mais largas ficarão as ondas ou cachos. Mas para um cabelo médio ou curto, por exemplo, não é interessante que o aparelho seja muito grosso, pois o efeito pode acabar sendo imperceptível. Já para quem tem os fios longos, optar por uma ferramenta muito fina pode tornar o processo mais demorado. Por isso, é preciso estar atento ao comprimento do cabelo, às características dos fios e ao resultado desejado para definir qual a melhor espessura.

2 – Não usar o protetor térmico

Pular ou esquecer do uso de um produto com proteção térmica pode não causar danos em uma única vez, mas a longo prazo impactará negativamente na fibra dos fios, tornando-os quebradiços e ressecados. Esse tipo de fórmula é ideal para proteger o cabelo do calor do aparelho, permitindo que o brilho e a aparência saudável permaneçam. Além disso, escolher um protetor térmico que ofereça outros benefícios, como fixação, ajudará na durabilidade dos cachos.

3 – Estar com o cabelo úmido

Modelar os cabelos úmidos pode causar danos ao fio, como quebra e frizz, e o resultado não será duradouro. É preciso lembrar que o cabelo, quando molhado ou úmido, está em seu momento mais frágil e esse fator, combinado com o calor do modelador, pode queimar e até mesmo causar a quebra dos fios. Por isso, o mais indicado é usar o secador para retirar o resto de água dos cabelos até que eles fiquem totalmente secos antes de utilizar qualquer modelador.

4 – Separar mechas muito largas

Na hora de modelar, a quantidade de cabelo que é separada faz toda a diferença. Isso porque quanto mais grossa for a mecha, menos contato cada fio vai ter com o modelador; ou seja, menor será a definição e a durabilidade. Para os aparelhos de espessura média e grossa, os mais comuns, mechas de dois dedos de largura são suficientes para um resultado visível e duradouro. Já para modeladores de menor espessura, como o de 10 milímetros, o indicado é separar mechas bem finas para um bom resultado.

5 – Não esperar os cachos esfriarem

Passar os dedos ou escova nos cabelos modelados enquanto eles ainda estão quentes é um dos erros mais comuns que acabam com a texturização e durabilidade do penteado. É muito importante esperar até que o cabelo já tenha esfriado para ‘soltar’ os fios e, consequentemente, deixar o resultado mais natural.