AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / CHOCOLATE

Chocolate ajuda ou piora acne? Especialista dá dicas para consumo na Páscoa

Especialista contou que o chocolate nem sempre é maléfico para a pele

por Mariana Krunfli

mkrunfil@caras.com.br

Publicado em 26/03/2023, às 07h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chocolate pode ajudar a pele - Shutterstock
Chocolate pode ajudar a pele - Shutterstock

Com a Páscoa chegando, as preocupações acerca do consumo de chocolate voltam a preocupar os consumidores. Conhecido por piorar a acne e não fazer parte do grupo de alimentos saudáveis, o chocolate tem fama de vilão na alimentação, principalmente em ocasiões em que é consumido em excesso. A Dra. Fernanda Nichelle, médica especialista na área estética, contou que o doce nem sempre é maléfico para a saúde, e pode até ajudar a pele.

"O chocolate amargo tem efeito antioxidante e umectante, ou seja, ajuda a manter a umidade natural da pele, o que a torna macia e brilhosa", contou a doutora, que ainda orientou a ingestão de 30 gramas de chocolate amargo por dia. Fernanda Nichelle comentou que o chocolate não ajuda na pele só quando é ingerido, e que também pode ser utilizado no skincare, a depender do tipo de pele da pessoa, ou, até mesmo, no cabelo.

Segundo a doutora, a diferença entre benefícios e malefícios para a pele está na concentração do cacau no chocolate. "Se for um chocolate ao leite, rico em gordura e açúcar, pode piorar a acne. Tudo depende do que acrescentam ao chocolate. O que beneficia é ter uma concentração de cacau acima de 70%, o restante é não é indicado o consumo excessivo", explicou.

Leia também: 7 dicas para fazer ovo de Páscoa em casa

A médica ainda compartilhou que o pior dos chocolates para a pele é o branco, que não traz nenhum benefício para a saúde. "O chocolate branco nem deveria ser chamado de chocolate, porque tem alto teor de gordura hidrogenada e não tem cacau, e sim manteiga de cacau. De acordo com ela, a grande quantidade de gordura hidrogenada pode levar ao aumento da oleosidade da pele e ao aparecimento de acne, além de aumentar o risco de complicações cardiovasculares. A recomendação é que o consumo de chocolate branco seja substituído pelo chocolate amargo", afirmou.