AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dificuldade para emagrecer? Saiba quando isso pode ser problemas de saúde

Veja sinais de que a dificuldade em emagrecer pode estar relacionada a problemas de saúde

*Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 18/05/2023, às 13h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presença de outras doenças por prejudicar e não te deixar emagrecer. - Unsplash
Presença de outras doenças por prejudicar e não te deixar emagrecer. - Unsplash

Muitas pessoas enfrentam o desafio de perder peso ao longo da vida. Contudo, em alguns casos, a dificuldade em emagrecer pode estar relacionada a problemas de saúde. Pensando nisso, vou comentar sobre alguns sinais que podem indicar a presença de condições médicas subjacentes, dificultando o processo de perda de peso.

Sabia que, muitas vezes, a fadiga crônica e o cansaço são manifestações de problemas de saúde como hipotireoidismo, anemia e síndrome da fadiga crônica? Essas condições comprometem o metabolismo e, consequentemente, a perda de peso.

Em paralelo, o inchaço e a retenção de líquidos podem estar ligados à insuficiência cardíaca, doença renal ou síndrome pré-menstrual, ocasionando um aumento de peso devido ao acúmulo de líquidos no corpo.

Outro aspecto importante é que condições como diabetes, síndrome do ovário policístico (SOP) e certos distúrbios psicológicos, que podem aumentar o apetite e o desejo por alimentos pouco saudáveis, dificultando a adesão a uma dieta equilibrada.

OUTROS FATORES

Além disso, a depressão e outros transtornos do humor podem interferir na motivação para praticar exercícios físicos e seguir uma alimentação saudável. Vale destacar que o uso de medicamentos antidepressivos pode contribuir para o ganho de peso em alguns casos.

Outro fator que pode afetar a capacidade de emagrecer é a qualidade do sono. Problemas como apneia obstrutiva do sono e insônia prejudicam o descanso adequado, levando ao aumento do apetite, redução da saciedade e desequilíbrio hormonal.

Nesse sentido, dificuldades no controle da glicose, como a resistência à insulina e o diabetes tipo 2, também estão relacionadas a desafios no emagrecimento, uma vez que o excesso de glicose no sangue pode ser convertido em gordura e armazenado no corpo.

Por fim, desregulações hormonais resultantes de condições médicas, como a síndrome do ovário policístico (SOP) e disfunções da tireoide, afetam o metabolismo, o apetite e a distribuição de gordura no corpo.

Além disso, o uso de certos medicamentos, como corticosteroides, antipsicóticos e anticonvulsivantes, pode contribuir para o ganho de peso. Diante de tais fatores, é fundamental procurar um profissional de saúde ao enfrentar dificuldades para emagrecer, mesmo seguindo uma dieta equilibrada e praticando exercícios físicos regularmente.

*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi ; Podcast: Não leve a mal, é hormonal.