AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Quais os perigos de tomar medicação indevida para emagrecer? Médico explica

Remédios como Ozempic, indicado para diabéticos, se popularizaram como solução de emagrecimento

O cardiologista Heron Rached abordou os perigos da medicação para emagrecer - Myskin/Shutterstock e Instagram/@jojotodynho
O cardiologista Heron Rached abordou os perigos da medicação para emagrecer - Myskin/Shutterstock e Instagram/@jojotodynho

Em sua jornada de emagrecimento, Jojo Todynho polemizou ao contar que fez tratamento com Ozempic, remédio destinado a diabéticos que tem a perda de peso como efeito colateral. Afinal, quais os perigos de tomar medicação indevida para emagrecer

Vale lembrar que, além da estética, a obesidade pode causar doenças crônicas, cardíacas e respiratórias. Na tentativa de tratar o sobrepeso, que acomete 20% da população brasileira, inúmeras medicações foram utilizadas.

O QUE É O OZEMPIC?

Com 39 anos de experiência na área, o cardiologista Heron Rached relembra ao AnaMaria Digital que já existiam inúmeros tratamentos que acarretavam a perda de peso no passado. Entre eles, o femproporex - que causava danos cardiovasculares como arritmias e hipertensão nas pacientes -, sibutramina e orlistat, além das cirurgias bariátricas.

Recentemente, o Ozempic - remédio que tem a semaglutida como principal ativo - entrou no mercado como um tratamento para a diabetes tipo 2. Apesar disso, virou objeto de desejo das influenciadoras por gerar perda de peso, pois o mecanismo de ação do Ozempic retarda o esvaziamento gástrico, dando uma sensação de saciedade ao paciente.

Com prescrições 'off-label' - não descritas em bula - os médicos começaram a tratar não-diabéticos obesos com fins de emagrecimento. No entanto, muitos usam a medicação sem acompanhamento médico. Rached chama a atenção para o perigo deste movimento, pois "o esvaziamento da medicação nas farmácias fez com que os pacientes diabéticos não tenham fácil acesso ao remédio."

O médico detalha ainda que o medicamento gera a perda do apetite porque o tempo de permanência da comida no estômago aumenta. Tendo a sensação de saciedade por mais tempo, o usuário passa a se alimentar em menor quantidade. "Esses pacientes podem sofrer com a falta da vitamina D, B e A", pontua sobre os efeitos colaterais.

Exatamente por isso, usar esse medicamento sem uma supervisão médica pode acarretar sérios problemas de saúde. Isso aumenta a importância do médico conhecer seu paciente antes de submetê-lo a tal tratamento: "Não dá para prescrever sem saber o estado do pâncreas da pessoa, ou se ele não tem nenhuma contraindicação para o uso dessa droga. Nós tivemos casos gravíssimos de pacientes portadores de ovário policístico que fizeram uso do Ozempic e tiveram sérios problemas."

COMO COMBATER A OBESIDADE?

Sobre regulamentar as medicações, ele afirma que proibir a venda de antibióticos sem prescrição já é um avanço e tanto. "É uma medida simples e que talvez controle o uso indiscriminado do medicamento naqueles pacientes que espontaneamente recorrem às farmácias para comprá-los", diz.

Já para combater a obesidade, o profissional da saúde recomenda que haja acompanhamento médico frequente: "Procure o seu médico, faça o seu check-up e, logicamente, perca o peso de forma correta".