AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Exclusivo!

Atriz emagrece 20 quilos com remédio para diabetes: “Me sentindo uma garota”

Gottscha perdeu 20 quilos com remédio para diabetes; entenda quem pode usar

Marina Borges

por Marina Borges

mborges_colab@caras.com.br

Publicado em 12/10/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aos 53 anos, Gottscha emagrece 20 quilos com remédio para diabetes - Divulgação
Aos 53 anos, Gottscha emagrece 20 quilos com remédio para diabetes - Divulgação

“Estou me sentindo uma garota, cheia de disposição, leve, sem dores nos joelhos e na coluna, além de estar com a gordura no fígado normalizada e com cabelos, pele e unhas fortalecidos.” Este é o depoimento de Gottscha, atriz e cantora de 53 anos, famosa por sua atuação em musicais e também em novelas, como ‘Senhora do Destino’ (2004) e ‘Celebridade’ (2003), após emagrecer 20 quilos em apenas seis meses.

Embora sempre tenha brigado com a balança, esteticamente falando, ela contou — em entrevista para AnaMaria Digital — ter precisado chegar na faixa etária dos 50 anos para entender que emagrecer era uma questão de qualidade de vida, longevidade e consciência de saúde. Mas como ela conquistou isso? A resposta está em um remédio indicado para diabetes, chamado liraglutida, cujo nome comercial é Saxenda.

MAS, AFINAL, QUE MEDICAMENTO É ESSE?

Segundo a endocrinologista Ana Mari David Fernandes, a liraglutida, assim como a semaglutida, comercializada com o nome comercial ‘Ozempic’, pertencem à classe dos análogos do GLP-1, utilizados para amenizar os sintomas da diabetes. “Eles têm sua molécula semelhante ao GLP1 (peptídeo glucagon símile 1 humano), que regula o apetite”, explica a médica. 

Basicamente, essas medicações auxiliam a perda de peso por conseguirem regular o apetite do paciente, reduzindo a ingestão calórica. Dessa forma, o balanço energético passa a ser negativo, ou seja, ingere-se menos calorias do que se gasta, o que resulta em um emagrecimento.

A gente já adianta, no entanto, que não vale deixar apenas o remédio fazer todo o trabalho sozinho. Gottscha, por exemplo, realizou mudanças na alimentação, iniciando uma dieta cetogênica, onde deixou de consumir qualquer tipo de carboidratos, doces e algumas frutas, que se transformam em açúcar quando chegam no sangue.

“Achei que não fosse conseguir fazer no início, tanto que fiquei mal-humorada, pensei em desistir, mas lembrei que essa seria minha última tentativa. Tudo valeu a pena, pois, em poucas semanas, já não sentia mais a falta desses alimentos e comecei a progredir não apenas na perda de peso como nos exames, que começaram a apresentar uma grande evolução”, conta.

QUEM PODE TOMAR E QUAIS CUIDADOS TER?

A Dra. Ana Mari ressalta que, tanto a liraglutida quanto a semaglutida, são indicadas para pacientes com diabetes, obesidade (com IMC maior ou igual a 30) ou sobrepeso, com a presença de pelo menos uma complicação relacionadas a ele, como hipertensão, colesterol alto e pré-diabetes, desde que não existam contra-indicações. “O maior cuidado que a pessoa precisa ter é nunca usar  a medicação sem acompanhamento médico”, alerta a endocrinologista.

Gottscha, por exemplo, enfatiza que um diferencial durante todo o seu processo de emagrecimento foi contar com ajuda médica. “O endocrinologista Rodrigo Mendes me acompanha muito de perto, o que dá segurança e resultados que vocês podem conferir”, destaca.

Gottscha e seu médico
Gottscha e seu médico, Rodrigo Mendes - Foto: Divulgação

EFEITOS COLATERAIS E ORIENTAÇÃO GERAL

O principal efeito colateral dessa classe de medicamentos é a náusea, que surge principalmente no início do tratamento, ou quando a dosagem é aumentada. A boa notícia, segundo a endocrinologista Ana Mari, é que as náuseas tendem a melhorar após um período com a mesma dosagem. Também podem ocorrer outros sintomas, como constipação ou diarreia. 

Apesar da possibilidade de serem compradas sem receita na farmácia — no caso do Saxenda, por cerca de R$ 615 a dose para um mês de terapia — a Dra. Ana Mari enfatiza que essas medicações não devem ser utilizadas sem acompanhamento médico, pois todas têm suas contra-indicações e seus riscos, avaliados de forma única para cada paciente, após uma análise da história clínica detalhada e de exames complementares.

RELATO DE GOTTSCHA

As pessoas perguntam se fiz plástica, mas não precisei fazer até agora, pois foi um emagrecimento saudável e muito bem assistido. Penso que as pessoas têm que se sentir bem como são, o amor-próprio é o que mais importa independente das formas padronizadas de beleza. Quando o assunto é saúde, sugiro que se cuidem para poderem viver melhor, mais equilibradas — inclusive emocionalmente. 

Estou muito feliz e grata com meu resultado e sei que nem todo gordo tem problemas de saúde, por isso, procure um endocrinologista competente e coloque a saúde em primeiro lugar, a beleza é fruto da segurança, do bem-estar e principalmente do amor-próprio. Digo isso de cadeira e vou lutar para estar sempre de bem com a vida, com a mente e coração. Hoje estou me equilibrando em todos os sentidos e sinto orgulho de mim, agradecendo sempre ao Dr. Rodrigo Mendes que comprou meu desafio e tem uma enorme parcela de responsabilidade pelos meus resultados!