AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Quem pode fazer cirurgia bariátrica? E o preço? Saiba tudo sobre a gastroplastia

Cirurgia bariátrica pode ser sonho de consumo para muitos - mas segue sendo motivo de dúvidas

Especialista explica procedimento cirúrgico que combate a obesidade. - Laura James/Pexels
Especialista explica procedimento cirúrgico que combate a obesidade. - Laura James/Pexels

A obesidade atinge cerca de 7 milhões de pessoas no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde. O número fica ainda maior quando o sobrepeso também é contabilizado: 56,8% da população do país. Por isso, o número de bariátricas feitas é crescente.

Em 2022, foram realizadas 74.738 gastroplastias no país, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). A estatística indica que a intervenção médica torna-se, cada vez mais, um sonho de consumo para quem luta contra a obesidade.

cirurgia bariátrica aumento
Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) mostra aumento na operação.

QUEM PODE FAZER BARIÁTRICA?

No entanto, não basta estar acima do peso ideal para estar apto para o procedimento cirurgico. Em conversa com AnaMaria, o cirurgião plástico Luíz Anízio Wanna esclareceu algumas dúvidas sobre a bariátrica. Entre elas, quem pode fazê-la.

A redução de estômago é recomendada para pacientes com obesidade severa, geralmente definida como um Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 40, ou IMC maior que 35 em casos onde existam comorbidades relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão, apneia do sono e outros.

Segundo o especialista, o procedimento é considerado quando métodos não-cirúrgicos de perda de peso, como dieta, exercício e mudanças de estilo de vida, não são bem-sucedidos. Além disso, o paciente é encaminhado para os diferentes tipos de operações - que variam entre reversíveis ou irreversíveis.

Bypass gástrico, são considerados irreversíveis devido às alterações significativas na anatomia do sistema digestivo. Em inglês, 'byspass' signica desvio. E é o que acontece na operação: a redução do tamanho do estômago, combinada com o desvio da trajetória dos alimentos pelo sistema digestivo, tem o objetivo de reduzir a sensação de fome e aumentar a sensação de saciedade.

Outros, como a banda gástrica ajustável, são reversíveis ou ajustáveis, como o nome já diz. Neste, uma banda é colocada em volta da parte superior do estômago

Novas regras para cirurgia de redução de estômago

E quem não pode fazer bariátrica? Entre os pacientes com contraindicações, estão os que sofrem com problemas psiquiátricos não controlados, dependência ativa de álcool ou drogas, e doenças graves, que podem impedir a anestesia ou cirurgia.

"Também é contraindicado para aqueles que não conseguem ou não estão dispostos a seguir as mudanças de estilo de vida necessárias após a cirurgia", alerta Anízio.

PRÉ-CIRURGIA

Para saber qual paciente está apto para a bariátrica, existe o processo pré-opetarório. Nela, o médico responsável faz avaliações detalhadas, com exames físicos, laboratoriais e, muitas vezes, psicológicos, para garantir a eficiência de todo o processo.

Passada esta etapa de triagem, em que o médico analisa, com base nos exames e outros fatores, se o paciente está apto para ser submetido ao procedimento, é necessário prepará-los. Nesta fase, alguns cuidados se fazem necessários.

Wanna conta que os pacientes podem precisar seguir uma dieta específica nas semanas que antecedem o procedimento para reduzir o tamanho do fígado e o risco cirúrgico. Parar de fumar e evitar certos medicamentos também são recomendações comuns.

Obesidade e tabagismo: veja os vilões para a saúde do seu coração

RISCOS E PREÇO

Assim como outras grandes intervenções cirurgicas complexas, a bariátrica também possui riscos. Segundo o médico, os perigos variam de acordo com o tipo de procedimento, mas incluem, entre outros:

  • Infecção;
  • Sangramento;
  • Complicações da anestesia;
  • Trombose venosa profunda;
  • Deficiências nutricionais;
  • E, em raras ocasiões, morte.

A longo prazo, os riscos incluem a possibilidade de ganho de peso recorrente, hérnias, hipoglicemia e problemas gastrointestinais.

Quando o assunto são os valores, Wanna alerta que os custos da cirurgia bariátrica sofrem com algumas variáveis. Ele cita: "A região, o hospital, o tipo de procedimento e se o paciente possui seguro que cubra parte ou todo o tratamento". De maneira geral, custa entre R$ 25 mil a R$ 50 mil - além da possibilidade de realizar de maneira gratuita pelo SUS.

PÓS-CIRURGIA

A transformação não termina com a cirurgia; o pós-operatório e os cuidados subsequentes são igualmente cruciais para garantir o sucesso a longo prazo e evitar o reganho de peso, como aponta o cirurgião plástico, que acrescenta que o tempo de recuperação varia em cada caso.

"Mas muitos pacientes começam a voltar às atividades normais dentro de 3 a 5 semanas", explica. Nesta fase, o acompanhamento médico regular é vital para monitorar a recuperação e o progresso da perda de peso. Um dos cuidados é a progressão da dieta de líquidos para sólidos.

Além disso, é recomentado evitar atividades físicas intensas inicialmente. Por outro lado, os exercícios devem ser incluídos gradualmente, já que são essenciais para sustentar a perda de peso. Segundo Wanna, a retomada gradual deve ser feita com orientação médico.

O mesmo acontece na atividade sexual, que só é segura após a liberação dos médicos. Geralmente, ocorre em torno de 4 a 6 semanas.

Procedimentos estéticos e reparadores

Além da cirurgia principal, muitos pacientes tendem a adicionar procedimentos estéticos adicionais. O objetivo é a manutenção da autoestima e o conforto físico, muitas vezes com a retirada do excesso de pele e outras alterações na forma corporval.

"É aqui que procedimentos cirúrgicos estéticos e reparadores entram em cena, oferecendo soluções para essas questões", acrescenta Wanna, que detalha: "É recomendado esperar a estabilização do peso antes de realizar procedimentos estéticos ou reparadores. Geralmente ocorre 12 a 18 meses após.

Alguns dos procedimentos mais comuns:

  • Abdominoplastia e lifting corporal total: Removem o excesso de pele e firmam o contorno do abdômen e outras áreas afetadas, respectivamente.
  • Mamoplastia: Adequação do volume mamário, seja por redução ou aumento, para harmonizar com o novo contorno corporal.
  • Lifting de braços e coxas: Focam na remoção de pele flácida e na melhoria do contorno dessas áreas específicas.
  • Lipoaspiração: Auxilia na remoção de depósitos de gordura localizados, complementando a perda de peso.
  •  Lifting facial e de pescoço: Endereçam a flacidez facial e cervical, rejuvenescendo a aparência do paciente.

LEIA TAMBÉM

Veja 5 dicas práticas para fortalecer a sua autoestima

Quanto custa a cirurgia para reduzir seios? Eliezer choca ao revelar valor da operação