AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O ralo entupiu? Calma, você dá jeito sozinha!

Técnicas para ficar craque em consertos que pareciam exigir as habilidades de um encanador profissional

Karla Precioso Publicado em 07/04/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ralo entupiu? Calma, você dá jeito sozinha! - Shutterstock
O ralo entupiu? Calma, você dá jeito sozinha! - Shutterstock
Xiii...  A pia – ou o vaso sanitário ou o ralo – entupiu! Se você é daquelas que faz careta e pega o telefone para chamar o encanador, muita atenção: esta matéria pode mudar radicalmente sua forma de lidar com o problema. As técnicas que conhecerá a seguir capacitam até a mais leiga das criaturas a realizar reparos que antes pareciam acessíveis apenas a profissionais. De quebra, ficará por dentro de dicas para evitar entupimentos. Maravilha, né? Sentir-se independente e ainda economizar uma graninha...


No banheiro

Ralo do box
Causas do entupimento
Acúmulo de sujeira e de gordura, além de cabelo.

Como desentupir 
Deixe a água acumulada escoar, mesmo que isso leve um tempo. Só então tire o ralo e, usando luvas, remova toda a sujeira. Depois, coloque ½ xícara (chá) de bicarbonato de sódio e, em seguida, 1 xícara (chá) de vinagre. Vai fazer uma espuma, é normal! Espere ela diminuir e, então, jogue água quente para que a gordura impregnada no encanamento se dissolva. Devolva o ralo.


Pia
Causas do entupimento
 Fios de cabelo, pedaços de sabonete, algodão e grampos costumam ser os principais vilões.

Como desentupir
Tire o sifão para remover os resíduos. Use balde e luvas, assim você evita o contato com a sujeira. Lave a peça com água e detergente, recoloque-a e, em seguida, despeje 5 litros de água quente.  

Como prevenir
Além de tomar cuidado para não deixar nada cair no ralinho, a cada 20 dias esquente 5 litros de água e despeje na pia de uma só vez.


Vaso sanitário
Causa do entupimento
A peça possui de duas a três curvas até chegar ao encanamento. E são justamente nessas curvas que ficam acumulados papel higiênico, absorvente e preservativo (sim, tem gente que joga tudo isso dentro do vaso sanitário!) 

Como desentupir
Com um desentupidor manual, faça a sucção pra liberar a passagem da água. Repita de quatro a cinco vezes. Se não resolver, enfie uma mangueira, procurando empurrar a sujeira para dentro do cano. Se o problema continuar, despeje no vaso uma solução feita com dois litros de água quente e 20 gotas de detergente (esse método não funcionará no vaso cheio. Espere a água baixar). Se funcionar, deixe a mistura agir por alguns minutos e só depois dê a descarga. Você pode repetir o processo por até três vezes.



Na cozinha

Pia
Causas do entupimento
Gordura é a campeã, mas pedaços de alimento e borra de café também causam o maior estrago.

Como desentupir
Se for gordura acumulada, jogue 5 litros de água bem quente com 1 copo (americano) de sabão em pó. A mistura limpa e cria uma camada protetora nas paredes do encanamento. Outra dica: coloque bicarbonato (de 1 a 4 colheres de sopa), dependendo do quão entupida está a pia) diretamente no ralo. Aguarde um minuto. Depois, jogue 1 xícara (chá) de vinagre branco. Espere meia hora para a mistura fazer efeito e, então, despeje bastante água quente. Se não ficou 100%, repita o processo no dia seguinte. A questão é mais difícil de resolver? Talvez o problema sejam restos de alimentos acumulados no encanamento. Nesse caso, use um desentupidor manual ou remova o sifão para tirar os resíduos – não se esqueça de colocar um balde embaixo da pia quando desenroscar a peça, pois pode cair água e sujeira no chão.

Como prevenir
Use um ralo com tela protetora. Assim, você evita que a sujeira desça e fique acumulada no encanamento. Além disso, a cada 15 dias, despeje no cano uma solução feita com 4 colheres (sopa) de bicarbonato dissolvido em 2 litros de água morna.


Dicas:

Use sempre ralinho com tela para evitar que a sujeira chegue ao cano

Nunca despeje óleo usado ou borra de café diretamente no ralo da pia. Eles são os maiores causadores de entupimento!



No quintal

Ralo
Causas do entupimento
Terra, folhas, flores e pelos de animais.

Como desentupir
Tire o ralo, coloque uma mangueira no cano e abra bem a torneira. A pressão da água vai empurrar a sujeira para fora.



Higienizador feito em casa

Esta receita ajuda a desentupir e, de quebra, deixa tudo cheiroso e limpinho:

Ingredientes

■ 1 litro de água quente
■ ½ copo (americano) de bicarbonato 
■ 1 copo (americano) 
de vinagre 
branco de álcool
■ Suco de 1 limão

Modo de fazer: misture os ingredientes e despeje, lentamente, pelo ralo. O ideal é ficar sem usar a pia por algumas horas.