AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / DICAS

Cores para o quarto: como escolher o tom ideal para o ambiente?

Descubra as melhores cores para o quarto e transforme sua casa com essas dicas para criar ambientes únicos e acolhedores

Cores para o quarto - Foto: Reprodução/Freepik
Cores para o quarto - Foto: Reprodução/Freepik

A escolha das cores de um quarto desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente que reflita a personalidade e promova o seu bem-estar. Porém, isso não é uma tarefa fácil, tendo em vista a variedade de opções disponíveis, desde tons suaves até pinturas especiais.

AnaMaria conversou com as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas sobre o assunto e elas compartilham orientações essenciais para determinar a paleta de cores ideal ao pintar dormitórios, considerando formas, texturas variadas e como essa decisão impacta nos projetos.

4 dicas fundamentais para pintar as paredes

Dicas de cores para transformar o quarto

Quando se trata de quartos pequenos, que podem ser de casal, crianças ou solteiros, tons claros são sinônimos de amplitude e uma melhor iluminação.

As arquitetas Danielle e Paula destacam que a clássica combinação de bege e branco será sempre elegante, podendo ser aplicada como uma meia parede inferior em bege claro e a parte superior em branco, acompanhada do teto também branco.

Já em um quarto de casal, entre as possibilidades, o cinza é uma forte tendência, uma vez que se trata de uma cor que é neutra, apresenta diversas nuances e combina muito bem com outros tons. 

“Acompanhando as escalas pastel, como um azul clarinho ou um salmão para recobrir não só as paredes, mas inclusive a marcenaria, teremos um décor arrojado e, ao mesmo tempo, amoroso”, exemplificam as arquitetas.

Em um quarto feminino, uma paleta de cores que fuja do usual rosa e branco é um meio de customizar o ambiente. Há combinações alternativas como verde e lilás com elementos de madeira natural ou, ainda, o mix entre o verde com toques de laranja e móveis brancos. 

Para quartos masculinos, elas também são a favor de evitar o azul e delinear alternativas como a aplicação do azul-marinho combinado com amarelo e elementos em madeira natural. “Outra alternativa que nos agrada é a mescla entre e o cinza e o laranja”, revelam.

Além disso, gostam do branco com toques de verde e o preto com detalhes em tijolinhos. No quarto de adolescente, a paleta precisa seguir a personalidade dele, pois essa é uma fase em que o jovem busca expressar sua individualidade.

Para esses dormitórios, as nuances de verde, desde as mais vibrantes até as mais sutis, permitem a harmonia com o branco, azul e terracota, entregando combinações fortes e equilibradas. O laranja mais fechado também pode entrar em cena, desde que alinhadas com técnicas de meia parede ou faixas. 

Nos quartos de bebê, gradientes mais claros e refrescantes favorecem a intuição e o raciocínio. Junto com o azul, a aplicação do bege é clássica e o verde pode ser trazido por sua capacidade de acalmar e realizar a conexão com a natureza.

Para Paula e Danielle, as diversas técnicas de pinturas e desenhos como listras, padrões geométricos, degradê, meia parede, orgânicos e círculos, entre outros, são possibilidades a serem exploradas parra transformar os dormitórios.

Diferentes padrões e estilos de pintura oferecem vantagens distintas. Listras verticais, por exemplo, cooperam para ampliar a percepção de altura, enquanto as listras horizontais tornam o ambiente mais espaçoso.

O xadrez, quando usado com fundos mais escuros, provocam uma atmosfera intimista e requintada.

Leia também

Plantas em casa: confira 5 espécies para ter um ambiente harmonioso e equilibrado

Você sabe como escolher peixes e frutos do mar? Veja dicas para não errar mais

Aprenda como montar enxoval de um jeito simples e sem gastar muito