AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / CONFIRA!

112 anos do naufrágio: 4 curiosidades sobre o RMS Titanic

Navio naufragou no Oceano Atlântico em 15 de abril de 1912; veja curiosidades sobre o RMS Titanic

Há 112 anos, navio naufragou no Oceano Atlântico - Imagem│Francis Godolphin Osbourne Stuart
Há 112 anos, navio naufragou no Oceano Atlântico - Imagem│Francis Godolphin Osbourne Stuart

Na madrugada de 15 de abril de 1912 um evento trágico marcou para sempre a história da navegação. Você certamente já ouviu falar sobre o RMS Titanic, o icônico navio que “nem Deus afundaria” — frase que supostamente foi dita pelo engenheiro naval responsável pela construção do Titanic. A embarcação, em sua época, representava o máximo da tecnologia náutica. 

“Para a engenharia, o Titanic ficou famoso por ser o primeiro navio em que houve a aplicação de um conceito de projeto que visava a compartimentar o navio, dividindo-o em vários compartimentos, sendo que cada um seria estanque, ou seja, se a água inundasse um compartimento, seria incapaz de inundar o seguinte”, explicou à BBC Brasil o engenheiro naval Alexandre de Pinho Alho, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A tragédia completa 112 anos nesta segunda-feira (15), e ainda hoje causa fascínio. Isso se deve à magnitude do acontecimento e, em parte, por responsabilidade de James Cameron. O diretor de cinema deu à luz ao filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. O longa foi sucesso de bilheteria e crítica, e tornou o Titanic um símbolo da cultura pop.   

AnaMaria reuniu uma lista de curiosidades sobre a história do Titanic. Confira a seguir!  

ÚLTIMA CANÇÃO

Alguns passageiros que sobreviveram ao naufrágio da RMS Titanic afirmaram que, durante o acidente, a banda que embalou os glamourosos jantares no Titanic continuou a executar com sensibilidade os últimos acordes musicais de suas vidas. 

Contudo, devido ao pânico geral durante a trágica madrugada de 15 de abril de 1912, há divergências sobre qual foi a última melodia tocada no navio. Enquanto alguns sobreviventes dizem que os músicos entoavam a música ‘Nearer, My God, to Thee’, um hino tradicionalmente protestante do século XIX escrito por Sarah Flower Adams, outros afirmam que, na verdade, ‘Autumn’ foi a trilha sonora do naufrágio. 

‘Nearer, My God, to Thee” foi, inclusive, a escolha de James Cameron para compor a trilha do filme de 1997. 

CARDÁPIO: ÚLTIMO ALMOÇO NO TITANIC

O navio RMS Titanic não apenas contava com o que havia de melhor em tecnologia náutica, mas com infraestrutura luxuosa. No total, 892 tripulantes faziam parte da equipe que trabalhava no navio. O Titanic também possuía um restaurante independente à la Carte, sob comando do italiano Luigi Gatti.

O livro 'Last Dinner On the Titanic: Menus and Recipes from the Great Liner' reúne receitas adaptadas aos dias modernos e descreve como seria o cardápio a bordo do RMS Titanic, conforme as receitas populares na época.

No final da manhã de 14 de abril, foi servido o último almoço do Titanic. A extravagante refeição foi composta por uma sequência de pratos, que começou por consommé fermièrea — que é um caldo clarificado de frango e legumes — e uma sopa de alho-poró típica escocesa. Os pratos principais foram filé de peixe ao molho, carne bovina e vegetais. Para sobremesa, pastel folhado de maçã com merengue e pudim de baunilha.

Os passageiros também podiam se servir no bufê, com opções que incluíam camarões em conserva, arenque em conserva, gelatina de frango, músculo e língua de boi enlatada. Além disso, o cardápio disponibilizava uma variedade de oito tipos diferentes de queijo, servidos para finalizar o almoço.

O menu do último almoço a bordo foi salvo por Abraham Lincoln Salomon, um dos passageiros que escaparam da tragédia. O encarte foi leiloado em 2015 por 88 mil dólares.

112 anos do naufrágio: 4 curiosidades sobre o RMS Titanic

OS ÓRFÃOS DO TITANIC

Dois pequenos sobreviventes do navio entraram para história do naufrágio. Michel Jr., que tinha 2 anos e Edmond Navratil, 4, foram as únicas crianças que sobreviveram ao desastre sem a presença de um pai ou tutor como acompanhante. 

Os pequenos foram levados à embarcação pelo pai, Michel Navratil, um alfaiate e imigrante eslovaco. Com o casamento em crise, o pai dos órfãos do Titanic decidiu fugir para os Estados Unidos, levando com ele os meninos, sem que a mãe das crianças soubesse. 

Na fatídica noite, ao perceber que o navio afundaria, Michel pediu para que seu filho mais novo procurasse pela mãe. Apesar da pouca idade, Michel Jr lembra das palavras do pai: “Meu filho, quando você encontrar sua mãe, e tenho certeza que encontrará, diga a ela que eu a amava muito e ainda a amo. Diga a ela que eu queria que ela viesse conosco, para que pudéssemos todos viver felizes juntos na paz e liberdade do Novo Mundo”, disse antes do naufrágio. 

O pai dos pequenos não sobreviveu, e os meninos foram resgatados. Michel Jr e Edmond foram morar com outra sobrevivente do navio, Margaret Hays, até serem encontrados pela mãe, Marcelle Caretto, que os reconheceu em uma fotografia no jornal. 

rms-titanic-4-curiosidades-sobre-o-navio-titanic

Margaret Brown

Margaret Brown, conhecida carinhosamente como “Molly” Brown, foi uma figura proeminente nos círculos sociais, filantrópicos e ativistas dos Estados Unidos. Molly veio de uma família humilde. Aos 18 anos ela se mudou para o estado do Colorado, onde conheceu James Joseph Brown, seu futuro marido. Eles fizeram fortuna quando Joseph descobriu uma mina de ouro.

Sua fama alcançou o ápice devido ao trágico naufrágio do RMS Titanic em 1912. Em meio ao caos e desespero, Margaret coordenou esforços no resgate de passageiros e ofereceu apoio aos sobreviventes. Sua bravura e compaixão durante e após o desastre lhe renderam o apelido de “A Inafundável Molly Brown”. 

Além de sua notoriedade ligada ao Titanic, Margaret era uma fervorosa defensora dos direitos das mulheres, das crianças e dos trabalhadores. Ao longo de sua vida, dedicou-se incansavelmente a diversas causas sociais, deixando um legado de coragem e humanidade. Por sua importância, Molly foi retratada no filme de James Cameron.

4 curiosidades sobre o RMS Titanic
Reprodução│Paramount Pictures

EXTRA: UM BRASILEIRO NO TITANIC? 

José Joaquim de Brito nasceu, na verdade, em Algarve, Portugal. José era um dos 4 portugueses a bordo que iriam tentar a vida em outros países. O passageiro embarcou na segunda classe do Titanic em Southampton, na Inglaterra, onde trabalhava como vendedor.  

Chegando em Nova York, o português deveria trocar de barco para chegar ao seu destino, São Paulo, onde estava sua família. Joaquim Brito não sobreviveu ao trágico naufrágio. 

Leia também: 

Durante sessão de 'Titanic', cinema carioca alaga e web reage: “Imersão 4D”