AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / CUIDADO

O que é bubble hair? Saiba como identificar danos térmicos no cabelo

Cabelos danificados que não voltam mais? Isso se chama bubble hair e pode ser mais comum do que você imagina - confira!

O que é bubble hair? Saiba como identificar danos térmicos no cabelo - Reprodução/Freepik
O que é bubble hair? Saiba como identificar danos térmicos no cabelo - Reprodução/Freepik

Um cabelo ressecado nem sempre significa perda total. Na maioria das vezes, a hidratação com uma máscara potente ou seguir um cronograma capilar podem ser a solução para trazer os fios de volta à vida. No entanto, isso não acontece com o bubble hair.

Ao imaginar um cabelo com esse aspecto, imagens de bolhas automaticamente se formam em nossas cabeças. Apesar de não assumirem uma forma visível, é exatamente isso o que acontece com o bubble hair: bolhas se formam dentro dos fios, o que os fragiliza e acaba favorecendo a quebra capilar.

Para entender como o cabelo bolha (em tradução literal) se forma e métodos de tratamento, AnaMaria conversa com as tricologistas Renata Castilho e Viviane Coutinho e traz todas as informações necessárias para quem precisa voltar a cuidar do cabelo - estamos de olho, viu!

Saúde capilar! Como prevenir a queda de cabelo e tratar esse problema?

COMO O BUBBLE HAIR SE FORMA?

bubble hair
O que é bubble hair? - Reprodução/Freepik

O bubble hair acontece quando há a formação de bolhas dentro do cabelo por danos térmicos. A partir do uso inadequado de ferramentas de calor, como secadores, modeladores de cachos e chapinhas, isso ocorre quando é utilazada uma temperatura muito elevada nos cabelos ainda molhados. 

Portanto, Viviane Coutinho conta que o fenômeno tem esse nome em decorrência das bolhas que ficam presas nos fios devido a alta temperatura.

"Quando o cabelo é exposto a um calor extremo, a água contida em seu interior pode começar a ferver e se transformar em vapor de forma tão rápida que não consegue escapar de forma adequada, formando bolhas dentro da estrutura do cabelo", explica Renata Castilho.

Cabelos sem saúde? Saiba como recuperá-los em casa com o cronograma capilar!

TEM TRATAMENTO?

bubble hair
Como tratar bubble hair? - Reprodução/Freepik

Em casos de formação do bubble hair, a estrutura interna do cabelo acaba danificada e as chances de reparar completamente os fios diminuem. No entanto, Viviane esclarece que a possibilidade de tratamento depende do grau de comprometimento das madeixas.

"Tudo depende do grau de dano, mas na maioria dos casos, é possível recuperar os fios normalmente. O mais importante é procurar ajuda profissional para avaliar as chances de recuperação e aprender a evitar esses danos", comenta.

Para isso, Renata compartilha algumas opções do que pode ser feito para reparar os fios. As orientações da profissional incluem:

  • Hidratação e nutrição: máscaras de hidratação profunda e tratamentos à base de óleos podem ajudar a nutrir e hidratar os fios;
  • Corte de cabelo: remover as pontas danificadas pode prevenir a quebra adicional e melhorar a aparência geral do cabelo;
  • Evite mais danos: proteja o cabelo do calor e evite tratamentos químicos agressivos é crucial para prevenir mais danos;
  • Consulte um profissional: um cabeleireiro ou dermatologista pode oferecer orientações e tratamentos específicos, como queratinização ou reconstrução capilar, que podem ajudar a fortalecer o cabelo e melhorar sua aparência.

Leia também: 'Minha assinatura', diz Michele Muniz sobre cabelo cacheado!

COMO EVITAR?

Apesar das alternativas acima, ambas as tricologistas afirmam que a melhor maneira de lidar com o bubble hair é prevenindo sua ocorrência. O cuidado adequado do cabelo e a utilização responsável de ferramentas de calor são algumas formas de evitar esse tipo de dano.

"Uma boa opção é usar protetores térmicos antes do processo e, principalmente, não passar esses equipamentos térmicos nos cabelos muito molhados", diz Coutinho.

Segundo a especialista, secar o cabelo ainda molhado com uma fonte de calor pode aumentar as chances de formação das bolhas. "As escovas rotatórias, por exemplo, tem um contato direto com os cabelos ainda molhados ou úmidos aumentando as chances de danificar os fios", finaliza.

Por isso, além do uso do protetor térmico, Castilho ressalta: "Opte por ajustes de temperatura mais baixos e não aplique calor diretamente sobre áreas úmidas do cabelo. Além disso, dar intervalos entre as aplicações de calor e manter o cabelo bem hidratado pode ajudar a prevenir danos."

Quer saber como cuidar do cabelo no outono? Veja dicas para manter os fios saudáveis nesta estação!