AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Confira!

Cabelos sem saúde? Saiba como recuperá-los em casa com o cronograma capilar

O cronograma capilar pode ser a solução para cabelos danificados; Entenda mais sobre o método

Quer recuperar a saúde dos cabelos? Saiba como fazer um cronograma capilar - Unsplash/Julien L
Quer recuperar a saúde dos cabelos? Saiba como fazer um cronograma capilar - Unsplash/Julien L

Cabelos bonitos e saudáveis são uma meta para você? Bom, se a resposta é sim, o cronograma capilar pode ser seu grande aliado. Essa rotina de cuidados para as madeixas não é difícil de colocar no dia a dia e AnaMaria te conta como fazer isso, veja a seguir!

Com uma duração média de quatro semanas, período este adaptável de acordo com o seu cotidiano e a necessidade dos seus fios, este método pode ser feito em casa e envolve a hidratação, nutrição e reconstrução da cabeleira.

Por ser um tratamento amplo, ele é indicado para todos os tipos de cabelo, mas, especialmente, para os fios que estão danificados por tratamentos químicos, poluição, cloro da água ou radiação solar.

Além disso, o processo também beneficia o couro cabeludo. “Nosso couro cabeludo é uma extensão da nossa pele e, só de entendermos isso, conseguimos ter um norte das necessidades básicas que teremos em relação à saúde capilar”, explica a especialista capilar e sócia da Pineapple Hair Brasil, Regina Carralero.

PASSO A PASSO DO CRONOGRAMA CAPILAR

Antes de mais nada, é preciso identificar o que seus fios precisam, se é mais água, a recuparação é possível no momento da hidratação. Caso seja óleo, ele é recuperável com a nutrição. Se é necessário força, ela pode ser restabelecida na fase de reconstrução. A especialista orienta o seguinte passo a passo para estruturar o cronograma capilar, confira abaixo:

  • Identifique a necessidade do seu cabelo. Antes de começar a fazer o cronograma capilar, é preciso compreender o que seu cabelo pede;
  • Escolha os produtos corretos para o cronograma;
  • Organize uma agenda mensal, se possível, com um profissional da área.

Apesar do passo a passo, não existe uma sequência padrão, podendo variar conforme a necessidade dos fios. Dessa forma, são orientados três modelos gerais como ilustra o quadro a seguir:

Veja como organizar o seu cronograma capilar
Veja como organizar o seu cronograma capilar - Pinterest/Raquel Duarte Cachos

SEM ERRO

Mas como identificar o que o cabelo precisa? O teste de porosidade é uma das alternativas. Assim como o cronograma, essa testagem pode ser feita em casa e é muito simples: é necessário um copo d' água e um fio do seu cabelo. Com isso em mãos, coloque o fio no copo com água e espere de 7 a 10 minutos para ver o resultado.

Caso o cabelo boie, seus fios precisam de hidratação, procedimento que ajuda a repor a água dos cabelos, que geralmente é perdida pelo uso excessivo de equipamentos como chapinha, babyliss e secador.

Hidratação caseira para o cabelo: Veja 5 receitas fáceis

Se o fio ficar no meio do copo, ele precisa de nutrição, que é a responsável pela reposição dos óleos naturais dos cabelos, restabelecendo o brilho, maciez e alinhamento das madeixas.

Saiba qual o óleo certo para o seu tipo de cabelo

Já, caso afunde, é necessário focar na reconstrução, que traz de volta a força aos fios, evitando a quebra ao recompor as proteínas e a massa capilar.

Máscaras de cabelo: 8 opções potentes para cuidar das madeixas

Teste de porosidade é uma forma de analisar a saúde dos cabelos para montar o cronograma capilar
Teste de porosidade é uma forma de analisar a saúde dos cabelos para montar o cronograma capilar
- Pinterest/Saúde e Bem-estar

Para não errar no cronograma capilar, Regina Carralero dá as seguintes dicas:

  1. Evite usar determinadas máscaras todos os dias, pois isso pode causar um efeito rebote, deixando o cabelo rígido e oleoso;
  2. Alterne o uso de produtos de acordo com os cuidados necessários. Uma rotina em que você consegue adequar técnicas e produtos diferentes é sempre mais vantajosa do que contar com uma única máscara de hidratação;
  3. Evite o uso abusivo de fontes de calor ou qualquer prática que possa causar quebra por dano mecânico e/ou químico;
  4. Aposte em produtos livres de substâncias extremamente tóxicas para sua saúde;
  5. Tenha hábitos saudáveis como uma boa alimentação e estilo de vida. No fim, o “básico bem feito” é sempre mais grandioso perto do “muito mal executado”.

Corte químico: 4 dicas para recuperar o cabelo após danos extremos